Quem é Olaf Scholz, o novo chanceler alemão?premium

Começou na política aos 17 anos, já foi marxista, mas agora é visto como demasiado conservador dentro do SPD. A sua longa experiência política será um trunfo para lidar com uma coligação a três.

Olaf Scholz foi eleito pelo Parlamento como sucessor de Angela Merkel esta quarta-feira. Vai liderar um governo que, pela primeira vez, junta três partidos numa coligação improvável que vai da esquerda à direita, com verdes numa ponta e liberais na outra. A sua longa experiência política é um trunfo, mas há dúvidas sobre se conseguirá manter o semáforo aceso durante os quatro anos do mandato. A sucessão não é apenas no cargo, também é no estilo. "Scholz foi a personalidade mais próxima de Angela Merkel nas eleições", aponta Susanne Baumann, senior director for advocacy and campaignsdo European Council on Foreign Relations. E recorda a fotografia tirada para o Sueddeutsche Zeitung, em que o futuro chanceler aparece com as mãos juntas em forma de diamante, imitando o gesto que se tornou

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.