Wall Street cede enquanto aguarda pela inflação
Os principais índices norte-americanos estão a negociar em terreno negativo, com os investidores a aguardar por várias informações, nomeadamente a evolução da taxa de inflação em novembro.
As cotadas norte-americanas estão a desvalorizar no início da sessão desta quinta-feira. Após três sessões consecutivas de ganhos, Wall Street segue em baixa numa altura em que os investidores aguardam por mais informação em várias frentes.
O Dow Jones desce 0,4% para os 35.613,1 pontos, o Nasdaq está inalterado nos 15.787,76 pontos e o S&P 500 desvaloriza 0,15% para os 4.694,15 pontos.
Uma das notícias que pode vir a influenciar a negociação desta quinta-feira é o facto de o número de novos pedidos de desemprego ter ficado nos 184 mil na semana passada, inferior aos 210 mil estimados pelos economistas consultados pelo Dow Jones.
Os ganhos das sessões anteriores tinham como justificação a opinião dominante no mercado de a variante Ómicron, que causou perdas significativas quando surgiu, terá um impacto económico e epidemiológico menor do que o temido.
Esta quinta-feira as cotadas do setor das viagens são das que negoceiam em baixa, após três sessões de recuperação. É o caso dos cruzeiros Carnival e Norwegian Cruise Line com uma queda superior a 1%.
Os investidores aguardam pela informação desta sexta-feira em que o departamento do Trabalho vai divulgar o índice de preços no consumidor de novembro. A taxa de inflação tem sido um dos indicadores mais vigiados nos últimos meses por causa da subida dos preços. Os economistas apontam para um crescimento homólogo de 6,7%, a maior desde junho de 1982, caso se confirme.
Com a Ómicron em segundo plano e novos dados da inflação, o foco dos mercados regressa à evolução da política monetária da Reserva Federal. A Fed reúne-se na próxima semana para decidir os próximos passos e os comentários feitos pelos responsáveis apontam para que acelere o ritmo de redução da compra de ativos. Além disso, poderá pistas sobre quando irá aumentar os juros diretores.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Wall Street cede enquanto aguarda pela inflação
{{ noCommentsLabel }}