Banco de Portugal avisa que depósitos no banco Revolut não estão protegidos pelo fundo de garantia português

BdP avisa que depósitos captados em Portugal pelo banco Revolut não estão garantidos pelo Fundo de Garantia de Depósitos português, mas sujeitos ao regime de proteção de depósitos da Lituânia.

O Banco de Portugal (BdP) esclareceu esta quinta-feira que os depósitos captados em Portugal pela Revolut não se encontram garantidos pelo Fundo de Garantia de Depósitos português, mas sujeitos ao regime de proteção de depósitos em vigor na Lituânia.

“Clarifica-se, contudo, que os depósitos captados em Portugal pela Revolut Bank UAB são constituídos junto da casa-mãe, na Lituânia, não se encontrando garantidos pelo Fundo de Garantia de Depósitos português, mas sujeitos ao regime de proteção de depósitos em vigor na Lituânia”, lê-se no comunicado enviado pelo BdP.

O banco liderado por Mário Centeno refere ainda que a Revolut “é uma instituição de crédito com sede e autorizada na Lituânia que se encontra habilitada, nos termos legais, a operar em Portugal ao abrigo do regime da Livre Prestação de Serviços. Em concreto, ao abrigo do referido regime, a Revolut Bank UAB encontra-se habilitada a aceitar depósitos ou outros fundos reembolsáveis em território nacional.

O Bando de Portugal clarifica ainda que as instituições participantes do Fundo de Garantia de Depósitos português “são as instituições de crédito com sede em Portugal autorizadas a receber depósitos e as instituições de crédito com sede em países que não sejam membros da União Europeia, relativamente aos depósitos captados pelas suas sucursais em Portugal”.

A Revolut anunciou esta quinta-feira que já é oficialmente um banco em Portugal e que tem como ambição vir a tornar-se um operador de referência do setor bancário português.

A Revolut existe há seis anos e tem mais de 16 milhões de clientes em todo o mundo. Em Portugal tem cerca de 200 trabalhadores e um centro de trabalho em Matosinhos, no distrito do Porto. Em 2020, a Revolut triplicou o lucro bruto para 123 milhões de libras (quase 144 milhões de euros ao câmbio atual).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco de Portugal avisa que depósitos no banco Revolut não estão protegidos pelo fundo de garantia português

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião