Kosovo arrenda 300 celas nas suas prisões à Dinamarca durante 10 anos

  • Lusa
  • 16 Dezembro 2021

O país balcânico vai encaixar 210 milhões de euros com esta operação, que irá investir em energias renováveis, infraestruturas e na melhoria da qualidade de vida do sistema prisional.

O Kosovo vai arrendar 300 celas nas suas prisões à Dinamarca, durante 10 anos, para acolher presos do país escandinavo, a troco de 210 milhões de euros, anunciou esta quinta-feira a ministra da Justiça do país, Albulena Haxhiu.

Os presos “não são de alto risco”, segundo a governante, e o dinheiro gerado pela operação, cujo acordo será assinado na segunda-feira, será utilizado em investimentos em energias renováveis, infraestruturas e na melhoria da qualidade de vida do sistema prisional do Kosovo.

Haxhiu especificou, ainda, que as celas a arrendar à Dinamarca serão na prisão de Gnjilane e que os detalhes do negócio serão revelados na segunda-feira, durante a visita do seu homólogo dinamarquês, Nick Haekkerup.

O acordo terá de ser ratificado por dois terços dos votos no parlamento kosovar.

Uma delegação dos serviços penitenciários dinamarqueses visitou o Kosovo em outubro de 2020 para observar as condições das prisões no país dos Balcãs.

Segundo a imprensa do Kosovo, a Dinamarca precisa de expandir a sua capacidade prisional em cerca de 1.000 celas até 2025.

O Kosovo é uma antiga província sérvia que se tornou unilateralmente independente em 2008, embora não seja ainda reconhecido por vários países.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Kosovo arrenda 300 celas nas suas prisões à Dinamarca durante 10 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião