ECI, Nestlé, Teleperformance… Estas são as empresas mais diversas em 2021
O El Corte Inglés consegue destacar-se nesta matéria, pois figura em cinco das seis categorias a concurso. Ao todo foram reconhecidas 14 empresas, em seis categorias.
O El Corte Inglés (ECI), a Nestlé, a Teleperformance, a Sonae MC, a Portugália e a McDonald’s Portugal são algumas das empresas reconhecidas pela Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI), em conjunto com o Alto Comissariado para as Migrações, com o “Selo da Diversidade 2021”. Este reconhecimento é atribuído a empresas cujos valores se baseiam no respeito pela própria empresa, pelos outros, pela diversidade e pela futuro, sendo a apostar na diversidade e inclusão parte do ADN das companhias. Das 14 empresas distinguidas, entre seis categorias específicas, o ECI é a organização que recebe maior número de distinções (cinco), seguida da Nestlé (três).
“Na Nestlé procuramos assegurar que a diversidade e inclusão são parte integrante da forma como trabalhamos, o que envolve proporcionar um local e ambiente de trabalho que valoriza as diferenças de cada colaborador, e que inova na forma como dá resposta às necessidades dos nossos variados clientes e consumidores em todos as geografias onde estamos presentes. A conquista deste selo só vem confirmar que estamos no bom caminho”, afirma Maria do Rosário Vilhena, diretora de recursos humanos da Nestlé Portugal, citada em comunicado.
A companhia figura em três das seis categorias do “Selo da Diversidade”: “Cultura organizacional”, “Desenvolvimento profissional e progressão na carreira” e “Condições de trabalho e acessibilidades”.
Da primeira categoria, na qual a Nestlé se destaca pela sua política de proteção parental (“Cultura organizacional”), consta também a Teleperformance, multilingual hub que alberga quase 100 nacionalidades e 20 línguas, a Sonae MC e a Stravillia. Mas esta categoria só está completa com o Agrupamento de Escolas de Mem Martins, graças ao projeto 3B (Bem-Querer, Dizer e Merecer).
Já na categoria “Desenvolvimento profissional e progressão na carreira”, a Nestlé — com a sua E-Business Academy — aparece ao lado do ECI (com o programa “Estudar+: Não deixar ninguém para trás”), da Renault Cacia (que tem um protocolo de colaboração com a Escola Profissional de Aveiro), e da Natixis in Portugal (com a comunidade de colaboradores “WINN Portugal”).
A última menção à Nestlé aparece na categoria “Condições de trabalho e acessibilidade”, na qual também é distinguido, uma vez mais, o ECI, com o seu projeto “SIS@C: Capacitar e contratar pessoas com deficiência motora”. E ainda atribuído o “Selo da diversidade” nesta categoria à Fundação AFID Diferença, com o projeto “Cuidar de Quem Cuida”.
El Corte Inglés é a empresa que recebe mais distinções
Se a Nestlé surge em três das seis categorias a concurso, o ECI consegue figurar em cinco. Além de serem reconhecidas as suas práticas em matéria de desenvolvimento profissional e condições de trabalho, a cadeia de retalho espanhola destaca-se pelo “Compromisso da gestão de topo e dos outros níveis hierárquicos”, área na qual desenvolveu, por exemplo, o “Wellcome Back”. Mas há mais companhias a merecerem este prémio.
É o caso da Fundação AFID Diferença, que mostram grande diversidade na gestão, e da Gebalis, devido à integração contínua da política de responsabilidade social na governança empresa, justifica a APPDI no documento que dá conta dos vencedores.
No que toca ao “Recrutamento, seleção e práticas de gestão de pessoas”, ECI, Câmara Municipal de Lisboa, Portugália e McDonald’s Portugal são as empresas distinguidas. Todas demonstraram possuir práticas de empregabilidade inclusiva. O El Corte Inglés com integração socioprofissional de imigrantes e a McDonald’s Portugal com a contratação de pessoas surdas.
Finalmente, em matéria de “Comunicação da Carta e dos seus princípios”, o projeto “Responsavelmente”, do ECI, e o “Speak”, da Share Your World (SYW), são os programas que fazem destas duas entidades merecedoras de figurar nesta categoria.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
ECI, Nestlé, Teleperformance… Estas são as empresas mais diversas em 2021
{{ noCommentsLabel }}