Organizações com impacto social já podem candidatar-se a “Data for Change 2022”
Os desafios das organizações podem abranger áreas como a saúde, emprego, ambiente ou educação.
Estão abertas as candidaturas para a quarta edição do programa “Data for Change 2022”, promovido pela Nova SBE Data Science Knowledge Center. Podem concorrer organizações portuguesas com impacto social que tenham um projeto social ou ambiental passível de ser resolvido através da ciência de dados. Os interessados têm até 25 de janeiro para submeter a sua candidatura.
“Entre outros aspetos, serão avaliados o problema que o projeto se propõe resolver, a relevância dos dados identificados para a resolução do problema, o grau de replicabilidade do projeto e o potencial impacto dos resultados do mesmo a nível social e ambiental”, lê-se em comunicado.
Os desafios das organizações podem abranger áreas como a saúde, emprego, ambiente ou educação. O objetivo é que, através do desenvolvimento de um projeto com vista à resolução de um problema específico, “as organizações possam usar os seus dados para tomar decisões e melhor servir os seus beneficiários e/ou clientes”.
O projeto poderá ter como foco, por exemplo, a otimização da alocação de pacientes a médicos, a identificação de fatores que levam ao abandono escolar, a identificação do risco de reincidência de pessoas reclusas, a otimização da entrega de serviços de emergência, o aumento da eficácia de estratégias de intervenção com pessoas sem abrigo, o aumento das taxas de vacinação ou a previsão de desemprego de longa duração.
As candidaturas — abertas até 25 de janeiro através deste link — serão avaliadas e selecionadas por uma comissão de avaliação constituída por peritos com experiência e conhecimento multidisciplinar, em áreas relevantes ao desenvolvimento de projetos em ciência de dados com impacto social.
O “Data for Change” integra a Iniciativa para a Equidade Social, uma parceria da Nova SBE com a Fundação “la Caixa” e o BPI.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Organizações com impacto social já podem candidatar-se a “Data for Change 2022”
{{ noCommentsLabel }}