Bruxelas distribui quase 70.000 passes de viagem gratuitos. 1.400 são para portugueses

Dos quase 70.000 passes de viagem gratuitos que vão ser oferecidos pela Comissão Europeia, 1.400 vêm diretamente para jovens portugueses. 11.931 portugueses candidataram-se à iniciativa.

Quase 12 mil jovens portugueses candidataram-se ao programa “DiscoverEU” para adquirirem o passe de viagem gratuito da Comissão Europeia, dos quais 1.400 foram selecionados. Ao todo, entre um total de 333.728 candidaturas, a Comissão vai distribuir 60.950 passes que permitirão a estes jovens explorarem os vários países da União Europeia (UE), sozinhos ou num grupo de até cinco pessoas, entre março de 2022 e fevereiro de 2023, durante um máximo de 30 dias, utilizando quase sempre o comboio. O orçamento previsto para 2022 é de 26 milhões de euros, anunciou a Comissão Europeia.

“O boom da mobilidade dos jovens que representa estes 60.000 passes de viagem oferece grandes oportunidades para que os jovens possam passar estes tempos difíceis. 2022 começa a voar. Este será o ano dos jovens europeus”, afirma Margaritis Schinas, vice-presidente para o modo de vida europeu, em comunicado.

Espanha foi o país de onde chegaram mais candidaturas (65.463), seguida da Alemanha (55.137) e da Itália (43.343). Contudo, esta primavera a maioria dos jovens que viajarão pelo continente europeu com um passe da Comissão Europeia na mão serão alemães, tendo sido selecionados 10.612 jovens oriundos deste país. Seguem-se os jovens espanhóis (6.614) e, uma vez mais, os italianos (7.638).

A fase candidaturas ao DiscoverEU” abriu em outubro, destinada aos jovens europeus nascidos entre 1 de julho de 2001 e 31 de dezembro de 2003. Excecionalmente, os jovens de 19 e 20 anos também puderam candidatar-se, após as suas rondas terem sido adiadas devido à pandemia da Covid-19. “Uma vez que a evolução da pandemia permanece desconhecida, serão oferecidas a todos os viajantes marcações flexíveis através de um novo passe de viagem móvel”, esclarece a Comissão.

“Que boa maneira de começar o Ano Europeu da Juventude com o anúncio dos resultados da ‘DiscoverEU’. Queremos que este ano seja uma celebração de todos os jovens. Multiplicaremos as oportunidades para eles ao longo do ano, por exemplo, aumentando o número de bilhetes para a ‘DiscoverEU’ na próxima ronda que terá lugar na primavera de 2022”, refere a comissária para a inovação, investigação, cultura, educação e juventude, Mariya Gabriel.

De acordo com o Acordo Verde, os jovens viajantes vão deslocar-se, regra geral, de comboio, salvo algumas exceções para permitir a participação daqueles que vivem em ilhas.

No dia 17 de janeiro terá lugar uma sessão de perguntas e respostas num live transmitido através da conta de Instagram European Youth, onde os participantes poderão esclarecer todas as dúvidas que têm relacionadas com a sua futura viagem.

A Comissão Europeia lançou a iniciativa “DiscoverEU” em junho de 2018, na sequência de uma proposta do Parlamento Europeu, tendo sido formalmente integrada no novo programa Erasmus+ 2021-2027. Desde junho de 2018, o programa já recebeu perto de 685.000 candidaturas e financiou 130.000 passes de viagem.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bruxelas distribui quase 70.000 passes de viagem gratuitos. 1.400 são para portugueses

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião