Sonae transforma Campus da Maia em laboratório de inovação sustentável

O projeto orçamentado em 25 milhões envolve 47 parceiros de 15 países e pretende fomentar espaços sustentáveis de referência para o futuro. Em Portugal, o consórcio integra a Sonae.

O Sonae Campus, localizado na Maia, vai transformar-se num laboratório de inovação na área da sustentabilidade e da eficiência de edifícios e comunidades. O projeto arranca já este mês e terá a duração de cinco anos.

Intitulado de Probono, foi já aprovado pela União Europeia e prevê um investimento superior a 25 milhões de euros de 47 parceiros em 15 países. Em Portugal, esse consórcio integra a Sonae e as participadas Sonae MC, Elergone e Sonae FS, bem como a Capwatt, empresa da Sonae Capital.

O projeto Probono tem como missão fornecer soluções validadas para o design, construção e operação, tanto de edifícios novos como de adaptados, com emissões reduzidas e energia positiva, contribuindo para comunidades mais sustentáveis.

Para Miguel Gil Mata, CEO da Sonae Capital, “a participação ativa no living lab do Sonae Campus vem reforçar ainda mais o compromisso da Sonae Capital com a sustentabilidade”. “O projeto Probono, no qual participamos através da Capwatt, está alinhado com o seu propósito de implementar soluções integradas de energia, eficientes e sustentáveis, para promover e facilitar a transição energética e a descarbonização das empresas e dos países”, acrescentou, citado em comunicado.

No Sonae Campus, como resultado da colaboração entre as empresas do grupo ao abrigo do projeto Probono, serão investidos cerca de 1,37 milhões de euros, para teste de novas soluções em áreas como a biodiversidade, energia e sustentabilidade.

As soluções serão testadas através dos laboratórios vivos estabelecidos em seis países europeus: Sonae Campus, na Maia (Portugal); e Madrid (Espanha), Dublin (Irlanda), Bruxelas (Bélgica), Aarhus (Dinamarca) e Praga (República Checa).

O projeto Probono, no qual participamos através da Capwatt, está alinhado com o seu propósito de implementar soluções integradas de energia, eficientes e sustentáveis, para promover e facilitar a transição energética e a descarbonização das empresas e dos países.

Miguel Gil Mata

CEO da Sonae Capital

“O projeto Probono enquadra-se neste nosso esforço de tornar o grupo cada vez mais sustentável. (…) Através do estímulo à inovação e à experimentação, bem como através do desenvolvimento de novo conhecimento na área da sustentabilidade, abriremos caminhos para que toda comunidade possa conhecer e adotar práticas e soluções mais amigas do planeta”, realça João Günther Amaral, membro da comissão executiva da Sonae.

O projeto prevê a testagem das mais recentes tecnologias de energia verde e utilização da sede da Sonae para experimentações por terceiros na área da energia e biodiversidade, estando também previsto o teste de ferramentas de gestão e controlo para redução de emissões.

De acordo com o grupo, o Sonae Campus integra edifícios que “são uma referência em termos de ecoeficiência”, como o caso do Sonae Maia Business Center e do Sonae Tech Hub, que está entre os 100 edifícios no mundo com a maior pontuação pelo United States Green Building Council no âmbito da certificação Leadership in Energy and Environmental Design.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sonae transforma Campus da Maia em laboratório de inovação sustentável

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião