Sonae MC quer ter rede privativa com 680 postos de carregamento elétrico em 2022

  • Capital Verde
  • 29 Novembro 2021

O acesso a esta Rede Privada está reservado a clientes com app Continente Plug&Charge e a app Cartão Continente. Em um 1 hora é possível carregar até 200 km de autonomia a partir de 0,01€.

O Continente continua a reforçar a sua rede Plug&Charge por todo o país, prevendo instalar ainda este ano mais de 110 pontos de carregamento para veículos elétricos, criando uma “rede com dispersão nacional e preços competitivos iguais em todas as localizações”.

Em setembro foi inaugurado o primeiro hub Continente Plug&Charge do país, com 18 pontos de carregamento – incluindo dois de carregamento rápido (50kW), na loja de Matosinhos, seguindo-se de imediato a loja da Amadora.

No entanto, o projeto é mais ambicioso e prevê a instalação de 680 postos nas várias lojas do grupo até junho de 2022, com diversas Áreas de Carregamento (hubs) que vão criar uma nova Rede Privada de Carregamento da Sonae MC nas lojas Continente e Continente Bom Dia, distribuídas pelo país, com postos de carregamento rápido (50 kW DC) e normal (22 kW AC).

Em 2021, estão previstas então 31 novas localizações, permitindo criar uma rede com uma distância máxima entre hubs inferior a 100 km, sendo que, sempre que possível, todas as novas lojas Continente terão pontos Plug&Charge e centrais fotovoltaicas de autoconsumo, de forma a minimizar a pegada carbónica das lojas. Ou seja, os clientes poderão recarregar os seus veículos elétricos recorrendo a energia renovável.

O acesso a esta Rede Privada de Carregamento está reservado a clientes que descarreguem a app Continente Plug&Charge e a app Cartão Continente e permite carregar veículos elétricos com a tarifa fixa em tempo, nos carregadores rápidos, enquanto que nos carregadores normais dependerá da potência média utilizada pelo carregador interno de cada veículo, sendo o cálculo do custo estabelecido a partir de escalões previamente definidos. Diz o Continente que em apenas 1 hora é possível carregar até 200 km de autonomia, a partir de 0,01€/minuto.

Os detentores de Cartão Continente que realizarem compras superiores a 30 euros nas lojas poderão beneficiar de carregamentos gratuitos, com cerca de 35 quilómetros de autonomia.

“A promoção da mobilidade descarbonizada, o serviço ao cliente, a simplicidade e experiência digital do Continente Plug&Charge foram fatores chave para que este serviço disruptivo no mercado tenha sido bem recebido pelos clientes”, refere José Rolo de Sousa, Diretor de Proteção de Ativos da Sonae MC. “Vamos lançar a versão 2.0 da nossa app de forma a melhorar ainda mais a experiência de utilização do cliente: melhorando a rapidez, a estabilidade e a comunicação, assim como simplificando ainda mais a utilização”.

Desde o início do projeto, em setembro de 2020, e tendo em conta que a mobilidade dos portugueses esteve condicionada, o Continente atingiu já os 104 pontos de carregamento, em 24 lojas, com mais de 11 mil utilizações e 148MWh de energia fornecida. A rede, com uma média diária de 4.000 km carregados, já permitiu evitar a libertação de 72 toneladas de dióxido de carbono.

A instalação de postos de carregamento para viaturas elétricas é um dos investimentos abrangidos pelo financiamento do Banco Europeu de Investimento e do European Fund for Strategic Investments. O Continente Plug&Charge é uma das iniciativas de um projeto global lançado há vários anos pela Sonae MC, com vista à melhoria de eficiência de consumo e sustentabilidade ambiental e contribuirá para o compromisso da redução da pegada carbónica assumido na assinatura do Acordo de Paris.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sonae MC quer ter rede privativa com 680 postos de carregamento elétrico em 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião