Hoje nas notícias: Crianças, ajuda em cartão e taxa turística

  • ECO
  • 20 Janeiro 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Depois da reabertura das escolas, foram detetados quase dez mil casos de Covid por dia em crianças e jovens. A taxa turística encolheu 70% com a pandemia. Ajuda alimentar vai chegar na forma de cartão para 30 mil pessoas. Na política, António Costa insiste que quer formar um Governo mais curto do que o atual. Estas e outras notícias estão a marcar a atualidade nacional.

Quase 10 mil casos de Covid por dia em crianças e jovens após reabertura das escolas

Após mais uma semana de férias do que o previsto durante a pausa de Natal e final de ano, as escolas reabriram a 10 de janeiro, mas esta reabertura está a ser marcada por uma escalada de casos de Covid-19, devido à transmissibilidade mais elevada da variante Ómicron. Entre 10 e 19 de janeiro, houve 88.633 casos nas faixas etárias dos 0 aos 9 anos e dos 10 aos 19 anos, o que abrange as crianças e jovens em idades escolares, correspondendo a cerca de 9.848 casos por dia. “Ao contrário do que algumas pessoas dizem de que não há transmissão nas escolas, o resultado está à vista”, argumenta o epidemiologista Manuel Carmo Gomes.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Taxa turística encolhe 70% com a pandemia

A crise pandémica teve um impacto muito significativo no setor do turismo em Portugal e isso refletiu-se também nas receitas das autarquias, principalmente aquelas onde existe a taxa turística, como é o caso de Lisboa. Em 2021, as oito autarquias que têm em vigor a taxa turística arrecadaram 17 milhões de euros, o que contrasta com os 56,3 milhões de euros encaixados em 2019, antes da pandemia, o que se traduz numa queda de 70%. Lisboa registou a maior perda, ao arrecadar dez milhões de euros em 2021, em comparação com 36,1 milhões de euros em 2019.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Ajuda alimentar chega na forma de cartão para 30 mil pessoas

Uma portaria publicada esta quarta-feira em Diário da República prevê que ajuda alimentar passará a ser dada sob a forma de cartões em formato eletrónico até ao último trimestre deste ano, abrangendo, para já, 30 mil pessoas. Para que se concretize esse objetivo, ainda será publicada outra portaria que “irá criar e regular o Programa dos Cartões Sociais em Portugal Continental”. Dentro de dias deverá ser lançado “o procedimento para a Aquisição de Serviços de Emissão, Gestão, Carregamento e Reporte Financeiro dos Cartões Eletrónicos Sociais, que contempla a criação do sistema de informação de suporte”, por parte do Instituto da Segurança Social.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Costa insiste que quer formar Governo mais curto do que o atual

Se o primeiro-ministro, António Costa, ganhar as eleições marcadas para 30 de janeiro, deixa desde já a promessa de um Governo mais curto. “Vai ser um governo mais curto, vai ser uma verdadeira task force para a recuperação da economia, vai ter menos pessoas”, garantiu Costa, reforçando a ideia que já tinha transmitido em dezembro. Em relação à proposta de Orçamento do Estado, que foi chumbada, realça que “para este ano será a mesma”.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso condicionado).

Numa década, 10 mil professores desistiram de ensinar

Nas últimas duas décadas, 10 mil professores desistiram da profissão e o número de estudantes inscritos em cursos superiores de Educação caiu 70%. Instabilidade da carreira, burocracia em demasia, perda de autoridade e excesso de alunos por turma são alguns dos motivos, apontados pelos docentes ao jornal. O vencimento-base de um docente contratado é de 1536,90 euros.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso livre).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Crianças, ajuda em cartão e taxa turística

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião