Hoje nas notícias: sondagem, PRR e aulas online

  • ECO
  • 25 Janeiro 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A sondagem da Aximage revela que o PSD recolhe 34,4% das intenções de voto dos portugueses, ultrapassando o PS, que recolhe 33,8%. No plano económico, a Comissão Europeia afasta mexidas no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), após as eleições. Já na justiça, o pedido formal de extradição de João Rendeiro ainda não foi devolvido a Portugal. A marcar o dia estão ainda os casos positivos nas escolas.

Rio passa à frente de Costa e direita já tem mais votos que esquerda

A uma semana das eleições legislativas, Rui Rio tem uma vantagem de décimas em relação a António Costa, segundo a sondagem da Aximage para o JN, DN e TSF. O PSD tem, neste momento, 34,4% das intenções de voto enquanto o PS recolhe 33,8% das intenções de voto. O estudo sinaliza, por outro lado, que o Chega está à frente do Bloco de Esquerda, conquistando o lugar de terceira força política mais popular. Contas feitas, a direita soma, neste momento, mais do que a esquerda (46,8% contra 46,3%).

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível)

Bruxelas afasta mudanças no PRR, após as eleições

Os partidos que concorrem às legislativas marcadas para 30 de janeiro querem alterar as reformas e os investimentos previstos no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Contudo, os regulamentos de Bruxelas podem colocar um entrave a essa intenção. Ao Jornal de Negócios, a Comissão Europeia aponta que é possível fazer mudanças, mas que essas devem obedecer a “circunstâncias objetivas”, como catástrofes naturais, dando pouca abertura a alterações meramente políticas ou ideológicas.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Há estudantes em isolamento sem aulas online

Há escolas públicas que não estão a garantir o acesso a aulas online para os estudantes em isolamento devido à Covid. O presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas desvaloriza a situação e diz que “há outras estratégias que cada escola desenvolve, tendo em conta os conteúdos programáticos” para os alunos acompanharem a matéria. Já o representante da Confederação Nacional das Associações de Pais apela para que as escolas façam um esforço extra.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

115 mil crianças e jovens testaram positivo à Covid na última semana

Na última semana, cerca de 115 mil crianças e jovens testaram positivo à Covid-19, de acordo com os dados que a Direção-Geral da Saúde avançou ao Inevitável. Nessa semana, a faixa etária dos jovens até aos 19 anos representaram mais de 30% dos casos notificados em Portugal.

Leia a notícia completa no Inevitável (link indisponível)

Processo de extradição de Rendeiro está parado

O pedido formal de extradição de João Rendeiro ainda não foi devolvido a Portugal, como mandou o juiz, devido à quebra de segurança da prova. Isto porque o documento em questão chegou ao tribunal de Verulam mal selado. O objetivo é que agora as autoridades portuguesas confirmem que nenhuma folha desapareceu durante o transporte e que está tudo em ordem com o pedido, mas o Ministério Público da África do Sul ainda não fez o envio, nem sabe quando fará.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: sondagem, PRR e aulas online

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião