Economia espanhola cresce 5% em 2021, a maior taxa dos últimos 21 anos
O INE espanhol deu nota de que a economia espanhola cresceu 5% em 2021, depois de ter caído quase 11% no primeiro ano da crise pandémica.
A economia espanhola teve um crescimento de 5% em 2021, a taxa mais elevada dos últimos 21 anos, que contrasta com a queda de 10,8% registada em 2020 em consequência da pandemia de Covid-19.
Segundo os dados provisórios de contabilidade nacional publicados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) espanhol, o PIB (Produto Interno Bruto) a preços correntes ao longo de 2021 foi de 1.202.994 milhões de euros, 7,2 % acima do valor de 2020.
O consumo interno contribuiu com 4,6 pontos percentuais para o crescimento do ano passado, que contrasta com as quatro décimas que a procura externa representou. O PIB espanhol registou uma variação de 2,0% no quarto trimestre de 2021 em relação ao trimestre anterior em termos de volume.
O ano de 2021 ficou marcado por alguma instabilidade, no que diz respeito à pandemia, por força do aparecimento de novas variantes do coronavírus. Segundo escreve o CincoDías (conteúdo em espanhol), tal cenário levou à revisão, por diversas vezes, das projeções macroeconómicas.
Aliás, destaca esse jornal, o impacto da Ómicron pode mesmo ser identificado na evolução trimestral das atividades económicas: No terceiro trimestre, o comércio e o turismo espanhóis tinha crescido 11,8%, mas nos últimos três meses do ano a subida foi de “apenas” 4,5%. Já a indústria manteve um crescimento em torno de 2%, em ambos os trimestres.
Quanto ao emprego, foram criados, em 2021, em Espanha, 1,12 milhões de empregos a tempo completo. E as horas trabalhadas subiram quase 3% face a 2020, ano marcado por vários períodos de confinamento.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Economia espanhola cresce 5% em 2021, a maior taxa dos últimos 21 anos
{{ noCommentsLabel }}