Economia francesa cresceu 7% em 2021, o maior crescimento em 52 anos

A economia francesa cresceu 7% em 2021, face ao período homólogo, segundo os dados divulgados esta sexta-feira pelo INSEE. Trata-se do maior crescimento económico em 52 anos.

A economia francesa cresceu 7% em 2021, face a igual período de 2020 segundo os dados divulgados esta sexta-feira pelo INSEE (o equivalente ao INE, em Portugal). Trata-se do maior crescimento económico desde 1969, ou seja, em 52 anos, segundo a Reuters (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

Entre setembro e dezembro de 2021, o Produto Interno Bruto (PIB) de França cresceu 0,7%, depois um terceiro trimestre particularmente forte, período em que a economia francesa tinha crescido 3,1%, de acordo com os dados preliminares do gabinete de estatísticas. Este balanço fica acima das previsões dos analistas, que apontavam para um crescimento de 0,5% no quarto trimestre de 2021, segundo a Reuters.

Aquela que é considerada a segunda maior economia da Zona Euro aparenta, deste modo, fortes sinais de recuperação, tendo fechado o ano a registar o maior crescimento desde 1969, isto é, em 52 anos, e após ter encolhido 8% em 2020. “Esta recuperação espetacular apaga a crise económica”, saudou de imediato o ministro da Economia, Bruno Le Maire, em declarações à France 2.

No entanto, o responsável salienta que “ainda há alguns setores que ainda estão com problemas, como turismo e hotelaria, mas a maioria está a recuperar muito fortemente e isso está a criar emprego”, concluiu.

Apesar de estes dados superarem as expectativas dos analistas, o PIB francês ainda se mantém 1,6% abaixo do valor médio atingido em 2019, antes da pandemia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Economia francesa cresceu 7% em 2021, o maior crescimento em 52 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião