Hackers controlam conta da TAP no Twitter

Página oficial da TAP no Twitter publicou uma série de tweets com a palavra "awesome" esta terça-feira, por volta da hora do almoço. Hackers terão conseguido aceder à conta da empresa na rede social.

A TAP foi vítima de uma fraude e perdeu o acesso à sua conta no Twitter. A página oficial da companhia aérea começou a publicar mensagens estranhas esta terça-feira, por volta da hora de almoço: uma série de tweets com a palavra “awesome” (fantástico).

Depois de publicada esta notícia, fonte oficial da companhia aérea confirmou o incidente: “A TAP confirma que a sua conta oficial no Twitter foi alvo de um ataque informático. A companhia desenvolveu já todas as diligências necessárias para proteger a sua conta, que está de momento suspensa.”

Captura de ecrã da conta da TAP no Twitter, por volta das 14h30

Pelas 14h30, a conta da TAP no Twitter apresentava o nome “.” e não tinha qualquer foto de perfil, apesar de manter o nome de utilizador original @tapairportugal. Não era claro se a TAP já tinha ou não recuperado o controlo da sua conta na rede social, mas seis tweets com a mensagem “awesome” continuavam visíveis ao público.

A TAP conta com mais de 80 mil seguidores e 106 mil tweets publicados. Apesar da intrusão, a empresa ainda mantinha, a essa hora, o selo de autenticidade azul atribuído pelo Twitter a utilizadores considerados de interesse público. Mais de 12 tweets terão sido, presumivelmente, apagados, com a plataforma a exibir a mensagem “este tweet está indisponível”.

O problema parece estar circunscrito ao Twitter, dado que as contas da TAP no Facebook e no Instagram continuavam a exibir aparente normalidade. Contudo, a empresa não esclareceu se a invasão se limitou às redes sociais ou se terceiros terão acedido a mais propriedades digitais da companhia.

Este é o terceiro incidente de cibersegurança mediático em Portugal desde o início deste ano. 2022 arrancou com um grupo de atacantes a tomar o controlo dos sites do grupo Impresa, incluindo da SIC Notícias e do Expresso, que atualmente continuam a funcionar numa versão provisória, sem arquivo histórico disponível.

No domingo, foi tornado público que o site da Assembleia da República pode ter sido alvo de um ciberataque. À semelhança da Impresa, este caso também está a ser investigado pela Polícia Judiciária, sendo que o site do Parlamento está indisponível há praticamente um dia, enquanto é realizada uma auditoria para averiguar a autenticidade da informação.

(Notícia atualizada às 16h31 com reação da TAP)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hackers controlam conta da TAP no Twitter

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião