Royal Bank of Scotland com prejuízos de oito mil milhões

Foi o nono ano consecutivo de perdas para o Royal Bank of Scotland, que anunciou um plano de contenção de custos no valor de 2,3 mil milhões de euros para voltar aos lucros.

O Royal Bank of Scotland BA97 0,00% registou prejuízos de 6,96 mil milhões de libras (cerca de 8,24 mil milhões de euros) em 2016, naquele que foi o nono consecutivo de perdas para o banco intervencionado.

Face aos prejuízos, o banco já anunciou um plano de reestruturação para cortar os custos em dois mil milhões de libras (2,3 mil milhões de euros) a implementar nos próximos quatro anos, no sentido de tornar a instituição novamente rentável.

Excluindo multas e custos de reestruturação, o Royal Bank of Scotland obteve um lucro operacional de 3,67 mil milhões de libras (4,34 mil milhões de euros), acima dos 3,1 mil milhões de libras esperados pelos analistas sondados pela Bloomberg.

“Os prejuízos que reportámos hoje foram desapontantes”, referiu Ross McEwan, CEO do Royal Bank of Scotland. “Estes custos são um forte lembrete do que acontece a um banco quando as coisas correm mal e tu perdes o foco no cliente”, justificou.

O banco foi alvo de uma intervenção pública no valor de 45,5 mil milhões de libras. Acumula prejuízos de 58 mil milhões de libras desde 2009.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Royal Bank of Scotland com prejuízos de oito mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião