5 coisas que vão marcar o dia

O Eurostat vai divulgar os dados relativos ao comércio a retalho e à produção industrial na UE e na Zona Euro. A Sanofi apresenta as contas ao mercado, no dia em que arrancam os Jogos Olímpicos.

No plano económico, o Eurostat vai divulgar os dados relativos ao comércio a retalho e à produção industrial na União Europeia e na Zona Euro e continua a época de resultados, sendo que esta sexta-feira é a vez da Sanofi apresentar as contas ao mercado. Arrancam os Jogos Olímpicos em Pequim. Na cultura, Joana Vasconcelos vai receber a Ordem das Artes e das Letras francesas.

Manifestação contra a Repsol por derrame de petróleo no Peru

O coletivo Climáximo convocou para esta sexta-feira uma ação de protesto contra a Repsol, em solidariedade com ativistas e população afetada pelo desastre ecológico causado pela empresa no Peru. Em causa esteve um derrame de pelo menos 6.000 barris de petróleo no Peru a 15 de janeiro, que resultou na contaminação de 180 hectares na costa e 713 no mar na zona da capital, Lima. Segundo a agência Lusa, a 25 de janeiro, ocorreu um segundo derrame de petróleo na mesma área.

Joana Vasconcelos recebe Ordem das Artes e das Letras francesas

A artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos vai receber esta quarta-feira as insígnias Arts et Lettres, pela mão da embaixadora a Florence Mangin. A Ordem das Artes e das Letras, atribuída pelo Ministério da Cultura francês, agracia “as pessoas que se distinguiram pela sua criação no campo artístico ou literário ou pela contribuição que deram à influência das artes e das letras na França e no mundo”.

Como evoluiram o comércio e a indústria europeus?

Esta sexta-feira, o Eurostat vai divulgar os dados relativos ao comércio a retalho e à produção industrial na União Europeia (UE) e na Zona Euro, referentes a dezembro de 2021. Em novembro, a produção industrial recuou 1,5% na Zona Euro e manteve-se estável na UE, face ao período homólogo, de acordo com os últimos dados do gabinete de estatísticas europeu.

Continua apresentação de resultados em Wall Street

A “maratona” de apresentação de resultados prossegue. Esta sexta-feira, os mercados vão reagir à apresentação de resultados da Amazon, que colocam um “ponto final” na apresentação de resultados trimestrais das cotadas tecnológicas em Wall Street. Mas a época de resultados ainda não terminou, sendo que esta sexta-feira é a vez da farmacêutica francesa Sanofi prestar contas ao mercado, referentes ao quarto trimestre de 2021.

Arrancam os Jogos Olímpicos de Pequim

Esta sexta-feira arrancam os Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022, que vão prolongar-se até 20 de fevereiro. A cerimónia de abertura contará com a presença do secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, no Estádio Nacional de Pequim, às 20h00 locais (12h00 em Lisboa). Também o presidente da Rússia, Vladimir Putin, estará presente numa altura em que se adensam as tensões entre a Rússia e os Estados Unidos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião