Leroy Merlin planeia contratar quase 400 pessoas este ano

Até ao final do ano, a empresa prevê contratar, pelo menos, 360 pessoas, entre serviços internos e operações. Além disso, a Leroy Merlin pretende duplicar o número de pessoas com deficiência.

Depois de ter feito, durante o ano passado, um grande reforço nas equipas de serviços internos (sede) e de operações (lojas e logística), a Leroy Merlin está a planear prosseguir as contratações ao longo de 2022. Até ao final do ano, a empresa prevê contratar quase 400 pessoas, entre serviços internos e operações. Neste momento, há mais de uma centena de ofertas de trabalho por preencher. Além disso, a Leroy Merlin pretende duplicar o número de pessoas com deficiência na organização.

“O nosso recrutamento divide-se essencialmente entre serviços internos e operações. Tendo em conta que nos serviços internos crescemos cerca de 19% em 2021, face ao ano anterior, e esperamos crescer cerca de 12% em 2022, face a 2021, contamos ter ao longo do ano mais de 60 oportunidades de emprego com especial incidência nas áreas do negócio digital (e-commerce), IT digital e data”, adianta à Pessoas Sara Sousa, responsável estratégia sourcing e gestão talento da Portugal.

A estas 60 ofertas de trabalho juntam-se as vagas nas operações, onde está, normalmente, o maior número de oportunidades disponíveis. “Nas operações crescemos cerca de 9% em 2021 e esperamos crescer mais cerca de 7% em 2022, o que resultará em mais de 300 novas oportunidades a nível nacional”, continua a gestora de talento.

Neste momento, há mais de uma dezena de vagas nos serviços internos — sendo que ainda durante o primeiro semestre a empresa tenciona anunciar cerca de 40 ofertas — e mais de uma centena na área de operações em todo o país para as mais diversas funções, desde comércio e serviços a logística, relação com cliente, manutenção e projeto.

Os interessados podem consultar as vagas disponíveis na Leroy Merlin através do site.

Duplicar pessoas com deficiência nas equipas

Com equipas compostas por 52% de colaboradores do sexo masculino e 48% do sexo feminino, com 0,3% de pessoas com algum tipo de deficiência, um total de 22 nacionalidade diferentes e uma média de idades de 33 anos, a companhia está empenhada em reforçar o seu compromisso com a diversidade. As pessoas com deficiência, ainda pouco representadas na organização, estão no centro das atenções da empresa este ano.

Um dos principais objetivos “é duplicar o número de contratações de pessoas com deficiência que trabalham na Leroy Merlin Portugal até final de 2022”, garante Sara Sousa. “A empresa está a adaptar as infraestruturas de loja a colaboradores com mobilidade reduzida, contando já com cinco lojas adaptadas e mais três previstas até final do primeiro semestre”, acrescenta.

Além disso, a empresa pretende levar a cabo, ao longo do ano, algumas iniciativas que contribuam para uma cultura mais inclusiva. É o caso do programa de formação em “viés inconsciente” para os colaboradores e as ações de sensibilização e de apoio de pessoas com algum tipo de incapacidade.

O “Somar à diferença” — o projeto que dá vida à política de diversidade e inclusão (D&I) da empresa e que surge após a adesão à Carta Portuguesa para a Diversidade, uma iniciativa da Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI), em dezembro de 2021 — pretende atrair e reter talento que seja um reflexo da sociedade onde a empresa se insere, criar uma cultura inclusiva sem espaço para a discriminação e onde todos possam prosperar, bem como promover a igualdade de oportunidades, a inclusão e a empregabilidade plena. Questionada sobre o valor de investimento nas políticas de D&I, a empresa prefere não divulgar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Leroy Merlin planeia contratar quase 400 pessoas este ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião