Trudeau vai invocar poderes especiais para travar protestos contra as restrições Covid
Trudeu irá invocar a Lei de Emergências, conferindo ao governo federal poderes extra, e temporários, de combate aos protestos anti-restrições. Exército não será mobilizado.
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, vai invocar pela primeira vez a Lei de Emergências do país, de modo conceder ao governo federal poderes extra para lidar com os protestos contra as restrições Covid, avançaram fontes da CBC News (acesso livre / conteúdo em inglês).
A lei em questão concede poderes para a adoção de “medidas temporárias especiais que podem não ser apropriadas em tempos normais”, de maneira a lidar com uma “situação urgente e crítica” resultante de uma emergência e seus efeitos. Trudeau já admitiu não haver planos para a mobilização do exército.
Caso seja aprovada em Parlamento, Trudeau ficará com poderes de resposta para emergências relativas ao bem-estar público, como desastres naturais e doenças, ordem pública, emergências internacionais e de guerra. Os poderes em questão, embora extensos, teriam um tempo limitado para a sua utilização, e ficariam ainda sujeitos às proteções da Carta de Direitos e Liberdades do Canadá.
Na passada sexta-feira, dia 11, Ontário declarou estado de emergências face aos protestos anti-restrições Covid que bloquearam o acesso à ponte Ambassador, uma das principais passagens na fronteira entre o Canadá e os Estados Unidos da América.
A normalidade na ponte só foi reposta no passado domingo depois das autoridades rebocarem veículos e deterem manifestantes, após os mesmos bloquearem o trânsito desde 7 de fevereiro, avançou o The Wall Street Journal (acesso condicionado / conteúdo em inglês).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Trudeau vai invocar poderes especiais para travar protestos contra as restrições Covid
{{ noCommentsLabel }}