Nas notícias lá fora: Buffett, Facebook e net por satélite

A União Europeia quer avançar com planos para desenvolver um sistema próprio de internet por satélite, enquanto o Facebook se vê a braços com um processo no Texas.

A União Europeia quer avançar com planos para desenvolver um sistema próprio de internet por satélite, concorrendo com empresas como a Starlink da SpaceX. Já o Facebook enfrenta um processo no Texas devido à recolha de dados biométricos para reconhecimento facial. Os jornais internacionais revelam ainda que Warren Buffett investiu na Activision semanas antes do negócio com Microsoft. Veja estas e outras notícias que marcam a atualidade internacional.

Financial Times

UE faz frente à SpaceX com sistema próprio de internet por satélite

A União Europeia estará prestes a avançar com planos para lançar um sistema de internet via satélite para competir com empresas como Amazon e SpaceX, apesar das objeções do órgão de vigilância interno. A iniciativa de Bruxelas será revelada esta terça-feira já adaptada, depois de as propostas terem sido rejeitadas duas vezes pelo Conselho de Escrutínio Regulatório da Comissão Europeia. O Conselho considerava que o projeto ia desperdiçar dinheiro e competir com serviços comerciais.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado/conteúdo em inglês).

Reuters

Texas processa Facebook por causa do reconhecimento facial

A Procuradoria-Geral do Texas processou o Facebook esta segunda-feira, alegando que a rede social violou as proteções de privacidade em vigor naquele Estado norte-americano com uma tecnologia de reconhecimento facial que recolhia os dados biométricos de milhões de pessoas sem consentimento. O Facebook é acusado de recolher informações de fotos e vídeos, divulgá-las a terceiros e não as destruir num prazo razoável. Questionado sobre o processo, um porta-voz da Meta, que detém o Facebook, disse que estas alegações “não têm mérito” e que a empresa vai defender-se “vigorosamente”.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre/conteúdo em inglês).

Financial Times

Buffett investiu na Activision semanas antes do negócio com Microsoft

Poucas semanas antes de a Microsoft anunciar a compra da Activision num negócio multimilionário, a Berkshire Hathaway abriu uma posição de mais de mil milhões de dólares na empresa de videojogos que produz o Call of Duty. A informação foi agora revelada pelo grupo de Warren Buffett num comunicado aos mercados, mas não é claro se a compra das ações foi uma decisão de investimento do próprio Buffett ou de outros responsáveis do conglomerado.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso pago/conteúdo em inglês).

Cinco Días

Bancos reforçam aposta nos créditos com juros variáveis

A inflação elevada faz adivinhar uma subida dos juros pelos bancos centrais, pelo que o setor bancário já começou a adaptar as suas ofertas de crédito à habitação a este novo ciclo económico. Em Espanha, o Bankinter anunciou uma redução dos preços dos créditos com taxas variáveis, ao mesmo tempo que subiu os dos empréstimos com juros fixos. O BBVA seguiu uma estratégia semelhante, tornando as ofertas com juros variáveis mais atrativas e endurecendo as de taxa fixa.

Leia a notícia completa no Cinco Días (acesso livre/conteúdo em espanhol).

El Economista

Grupo Colisée entra em Portugal com a compra de um lar de idosos

O Grupo Colisée, controlado pelo fundo EQT, entrou em Portugal com a compra de um lar de idosos em Santo Tirso, na cidade do Porto. Com esta aquisição, a multinacional de origem francesa chega a Portugal, posicionando-se como um dos principais operadores no mercado ibérico. A residência adquirida tem uma equipa de 60 pessoas, e a gestão e crescimento passarão para as mãos da equipa espanhola do grupo francês.

Leia a notícia completa no El Economista (acesso livre/conteúdo em espanhol)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Buffett, Facebook e net por satélite

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião