Setor da construção europeu ultrapassa nível pré-crise em 2021

  • Lusa
  • 16 Fevereiro 2022

Serviços de construção tornaram-se mais caros em muitos lugares em 2021, tendo em oito países os preços aumentado pelo menos 5% em termos homólogos.

O setor da construção europeia ultrapassou o colapso induzido pela pandemia e deverá crescer 3,6% em 2022, depois de se ter expandido 5,6% em 2021 e contraído 4,7% em 2020, afirmou esta quarta-feira o instituto alemão ifo.

Num comunicado, o ifo precisa que os cálculos fazem parte da rede de previsão EUROCONSTRUCT, da qual o instituto alemão é membro. Ao mesmo tempo, os serviços de construção tornaram-se mais caros em muitos lugares em 2021, tendo em oito países os preços da construção aumentado pelo menos 5% em termos homólogos.

Na Hungria e Itália, o aumento percentual foi de dois dígitos e na Alemanha os preços aumentaram 9,1%, afirma o ifo, acrescentando que em cinco países o aumento anual dos preços em 2021 foi inferior a 3%. Em dez países, a atividade de construção já é maior do que a verificada antes da crise, mas em oito países, incluindo a Alemanha, a produção do setor em 2021 foi inferior à de 2019.

A construção residencial foi a que mais cresceu em 2021, com um aumento de 7,1%, depois de ter caído 4,4% em 2020. “A partir de 2023, espera-se que a construção residencial europeia cresça apenas marginalmente”, diz o perito do ifo Ludwig Dorffmeister.

A construção não residencial foi a mais atingida pela pandemia, com um declínio de 7,3% em 2020, e continuou em 2021 a ficar atrás dos níveis pré-crise de 2019. A engenharia civil, por outro lado, mostrou apenas um decréscimo insignificante em 2020 e excedeu em muito os níveis de pré-crise em 2021. O Instituto ifo é o membro fundador alemão do EUROCONSTRUCT, que reúne investigadores de quinze países da Europa Ocidental e de quatro países da Europa Central e Oriental.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Setor da construção europeu ultrapassa nível pré-crise em 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião