Falências na UE diminuem 23% no quarto trimestre de 2021 face ao pré-pandemia

  • Joana Abrantes Gomes
  • 17 Fevereiro 2022

Entre outubro e dezembro do ano passado, houve menos declarações de falência em todos os setores da economia do que no mesmo trimestre de 2019. O registo de novas empresas foi 6% mais elevado.

O número de empresas forçadas a iniciar um processo de insolvência na União Europeia (UE) diminuiu 23% no último trimestre de 2021 face ao mesmo período de 2019, revelam dados publicados esta quinta-feira pelo Eurostat. O registo de novas empresas, por seu lado, foi 6% mais elevado em relação ao mesmo trimestre do período pré-pandémico.

Segundo o gabinete de estatísticas europeu, entre outubro e dezembro do ano passado houve menos declarações de falência em todos os setores da economia do que no mesmo trimestre de 2019, enquanto na comparação em cadeia se verificou um recuo de 0,7% nas falências empresariais no conjunto dos 27 Estados-membros. Os maiores decréscimos foram registados nas áreas da informação e comunicação, indústria e comércio.

Fonte: Eurostat

Já o número de novas empresas no bloco comunitário aumentou 1,6% em comparação com o trimestre anterior. “No final do quarto trimestre de 2021, registaram-se consideravelmente mais registos de empresas do que antes da crise de Covid-19 [nos setores] da informação e comunicação e transporte”, indica o Eurostat. Os serviços de alojamento e alimentação registaram significativamente menos empresas do que em 2019 e antes.

Em Portugal, um estudo da Iberinform publicado no início de janeiro indicava que o número de insolvências diminuiu 4,6% em 2021 face a 2020, enquanto a constituição de novas empresas aumentou 10,4%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Falências na UE diminuem 23% no quarto trimestre de 2021 face ao pré-pandemia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião