Mesmo com lucros, Novobanco prepara mais um pedido de capital ao Fundo de Resolução

  • ECO
  • 18 Fevereiro 2022

O montante ainda não certo, mas o CEO António Ramalho já tinha admitido um novo pedido "à volta dos 100 milhões de euros”. Objetivo é repor rácio de capital, mesmo depois de um ano de lucros.

O Novobanco está a preparar mais um pedido de capital ao Fundo de Resolução, mesmo depois de um ano em que terá registado lucros de cerca de 200 milhões de euros, avança o Jornal Económico (acesso pago). O objetivo do pedido é repor rácios de capital, sendo que o montante exato ainda está a ser discutido.

Em causa está o rácio de capital CET1 do banco, que está protegido nos 12%. Ora, segundo o acordo do mecanismo de capital contingente, é necessário injetar capital na instituição quando o rácio desce abaixo deste patamar, explica o jornal.

Esta necessidade surge numa altura em que ainda existem divergências por resolver entre o Novobanco e o Fundo de Resolução, nomeadamente sobre o impacto da venda da sucursal em Espanha e da reavaliação das participações do banco nos fundos de reestruturação.

António Ramalho, CEO do Novobanco, já tinha admitido um novo pedido em maio do ano passado, se o valor passado pelo Fundo de Resolução com base nas contas de 2020 fosse de 430 milhões de euros, o que acabou por se verificar. Na altura, o gestor apontou uma possibilidade de um novo pedido “à volta dos 100 milhões de euros”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mesmo com lucros, Novobanco prepara mais um pedido de capital ao Fundo de Resolução

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião