Efeito da guerra chega às bombas. Combustíveis sobem mais de dois cêntimos

Na segunda-feira, no momento de abastecer o carro, o preço por litro de gasolina simples 95 vai estar dois cêntimos mais caro para 1,833 euros e do gasóleo simples mais 2,5 cêntimos (1,681 euros).

O ataque da Rússia à Ucrânia tem mais uma consequência negativa. Quem precisar de abastecer o automóvel vai ter gastar mais. A partir da próxima segunda-feira, tanto o gasóleo como a gasolina vão ficar mais caros. O preço do diesel aumenta 2,5 cêntimos, enquanto na gasolina a subida vai ser de dois cêntimos, adiantou ao ECO fonte do setor.

Estes valores incorporam apenas dois dias de conflito militar na Ucrânia. A cotação média dos três primeiros dias da semana ditaram um aumento em torno do meio cêntimo, mas com o escalar da tensão na quinta e sexta-feira, os preços acabaram por disparar, explicou a mesma fonte.

Os aumentos de dois e 2,5 cêntimos para a gasolina e gasóleo significa que o preço por litro de gasolina simples 95 passará a ser de 1,833 euros e o de gasóleo simples será de 1,681 euros no início da próxima semana, de acordo com os dados da Direção-Geral de Energia e Geologia.

Na quinta-feira com a invasão do território ucraniano pelas tropas russas, o barril de brent, que serve de referência ao mercado europeu, chegou a cotar nos 106 dólares, um valor que não era alcançado desde 2014. Esta sexta-feira o ouro negro já esteve a cotar acima dos cem dólares, mas agora segue a negociar nos 97,75 dólares, o que representa uma queda de 1,34%.

A evolução dos preços dos combustíveis leva em conta o comportamento da cotação do petróleo e derivados nos mercados internacionais e outros fatores, como a cotação do euro face ao dólar na última semana.

Os preços ao consumidor final podem diferir de posto de abastecimento para posto de abastecimento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Efeito da guerra chega às bombas. Combustíveis sobem mais de dois cêntimos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião