Euro abaixo da paridade contra o franco suíço pela primeira vez em sete anos

Moeda única europeia mantém-se pressionada pelo risco da elevada inflação e pelo cenário de estagflação na Zona Euro na sequência da guerra na Ucrânia.

O euro caiu abaixo da paridade em relação ao franco suíço pela primeira vez em sete anos esta segunda-feira e continua em mínimos de 22 meses em relação ao dólares, com o disparo do petróleo a aumentar os receios de um cenário de estagflação na Europa.

A moeda única europeia já estava sob pressão antes do início da guerra da Rússia contra a Ucrânia. O conflito deixou a Europa numa posição de maior vulnerabilidade, na medida em que depende muito das importações de energia russas.

Nos últimos tempos, euro e petróleo aumentaram o grau de correlação entre ambos: quanto mais o barril valoriza, mais o euro desvaloriza com os investidores assustados com a inflação (que já era um grande risco antes da guerra) e a retoma económica.

O euro deslizava quase 0,8% para 1,0829 dólares esta segunda-feira, o valor mais baixo desde maio de 2020. Já acumula uma depreciação de quase 4% deste que a Rússia deu início à invasão militar em terreno ucraniano.

Em relação à divisa suíça, estava a cotar nos 1,0022 francos suíços, mas chegou a cotar baixo do franco suíço.

o petróleo atingiu esta segunda-feira os 139,13 dólares por barril, o valor mais elevado desde 2008, perante a possibilidade de os EUA e aliados de proibirem importações de energia russa.

Esta situação está a “aumentar a procura por dólar e franco suíço esta manhã”, explica um analista citado pela agência Reuters. “O disparo nos preços das commodities aumenta o risco de um choque de estagflação na Zona Euro e complica as perspetivas de política do BCE”, acrescentou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Euro abaixo da paridade contra o franco suíço pela primeira vez em sete anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião