Lisboa avança mais de 2% à boleia do BCP

A bolsa de Lisboa soma e segue, com o PSI-20 a avançar mais de 2%, impulsionado pelos fortes ganhos do BCP. Europa também regista fortes ganhos.

A bolsa de Lisboa arrancou a sessão desta quarta-feira com fortes ganhos, caminhando para a terceira sessão consecutiva em terreno positivo. A puxar pelo PSI-20 está o disparo de mais de 5% do BCP.

Pela Europa, o Stoxx 600 soma 1,7%, enquanto o francês CAC 40 soma 3%, o britânico FTSE 100 ganha 1,5% e o espanhol IBEX 35 sobe 2,8%, numa altura em que os investidores avaliavam o impacto do agravamento do conflito na Ucrânia e depois de os Estados Unidos terem proibido as importações de petróleo russo. Já o Reino Unido, “eliminará gradualmente” a importação de petróleo e derivados russos até ao final de 2022. Moscovo não tardou a responder e Putin assinou um decreto a autorizar o Governo a proibir a exportação de produtos e matérias primas, cuja lista será conhecida nos próximos dias.

Lisboa segue a tendência sentida pelas restantes praças europeias, caminhando para a terceira sessão consecutiva de ganhos. O PSI-20 soma 2,61% para 5.611,590 pontos, com a generalidade das cotadas em terreno positivo. A puxar pelo índice de referência nacional estão os títulos do BCP que avançam 5,58% para 14,38 cêntimos, depois de ter disparado mais de 7% na sessão anterior e mantendo a trajetória de recuperação. Os CTT são outra das cotadas com uma das valorizações mais significativas — 3,95% para 4,21 euros.

No setor energético, a EDP soma 1,76% para 4.343 euros, enquanto a subsidiária EDP Renováveis recua 0,08% para 22,40 euros, invertendo a tendência no inicio da sessão quando chegou a avançar 2,65%. Ao mesmo tempo, a Greenvolt 0,16% para 6.12 euros, depois de ter comunicado ao mercado que vai passar a deter 50% de um conjunto de projetos solares fotovoltaicos em desenvolvimento em Portugal, na sequência de uma parceria com a empresa Infraventus.

Nota positiva ainda para os títulos da Jerónimo Martins que somam 1,90% para 19,055 euros, no dia em que apresenta as contas ao mercado, bem como para os títulos ligados ao setor da pasta e do papel: a Altri soma 4,15% para 5,40 euros, enquanto a Navigator avança 2,51% para 3,0240 euros.

Em contraciclo, a evitar ganhos mais expressivos estão as ações da Galp Energia que recuam 1,35% para 11,335 euros, numa altura em que se continuam a verificar subidas na cotação de petróleo nos mercados internacionais. O Brent está a subir 1,35% para 129,71 dólares, enquanto o WTI soma 1,15% para 125,12 dólares.

(Notícia atualizada)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa avança mais de 2% à boleia do BCP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião