Governo exige a Carlos Costa mais uma mulher na administração do BdP

  • ECO
  • 1 Março 2017

O governador do Banco de Portugal propôs três novos nomes para a administração do BdP, mas um dos nomes levanta reservas ao Governo que exige mais uma mulher na administração.

Costa contra Costa. A nova administração do Banco de Portugal proposta pelo governador não foi aceite pelo Governo. Executivo terá dúvidas sobre um dos nomes proposto por Carlos Costa para o conselho de administração do Banco de Portugal e quer uma mulher. A notícia é avançada esta quarta-feira pelo jornal Público (acesso condicionado).

Sob o argumento das quotas de género que estão a ser impostas aos bancos, o Executivo adianta que o BdP não podia ter apenas uma mulher na administração: a ex-eurodeputada Elisa Ferreira.

O Público avança mesmo que Carlos Costa terá aceite sem contrariar e terá mesmo já entregue um nome ao Governo: Ana Paula Serra, atual vogal do Conselho de Auditoria do Banco de Portugal e professora na Faculdade de Economia do Porto.

Ainda segundo aquela publicação o Governo não terá gostado de ver nos jornais dois dos nomes indicados por Costa, quando estes ainda não estavam formalmente aprovados.

Os três nomes propostos por Costa para a administração do BdP foram José Cadete de Matos e Rui Carvalho, atuais diretores do departamento de estatística e do departamento de mercado do BdP e Luís Laginha de Sousa, ex-presidente da Euronext. Ao que tudo indica, o Governo terá aceite Cadete de Matos, e Luís Laginha mas colocou reticências a Rui Carvalho.

As novas entradas para a administração do Banco de Portugal acontecem porque os dois atuais vice-governadores, Pedro Duarte Neves e José Ramalho estão de saída, uma vez que os seus mandatos já terminaram, fato a que se junta ainda mais dois lugares que não foram preenchidos por Carlos Costa na atual composição da sua equipa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo exige a Carlos Costa mais uma mulher na administração do BdP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião