IRS. Já é possível consultar valores das deduções à coleta

Deduções à coleta a que terá direito na campanha de IRS estão disponíveis na página pessoal de cada contribuinte. Pode reclamar os montantes até 31 de março.

A partir desta terça-feira, já pode consultar no Portal das Finanças a lista de todas as despesas que o Fisco irá contabilizar para fins de dedução à coleta de IRS. Os contribuintes podem verificar as informações na página pessoal, sendo que poderão reclamar sobre incorreções nestes valores até ao final do mês.

A página de despesas para deduções à coleta pode ser consultada na área pessoal do IRS, e agrega as despesas comunicadas à Autoridade Tributária e Aduaneira através do e-fatura, do recibo de renda eletrónico e de declarações anuais. Estão assim incluídas alguns valores que não apareciam no e-fatura, como juros do crédito à habitação, rendas ou propinas da universidade.

Se os valores estiverem corretos, não é necessário fazer nada, já que os montantes serão considerados automaticamente para quem aderir ao IRS automático ou à declaração previamente preenchida. No entanto, se existirem incorreções nas deduções, os contribuintes têm até 31 de março para reclamarem os valores.

A reclamação é gratuita, mas o Guia Fiscal 2022 da Deco salienta que só é aconselhado a fazê-lo se estiver em causa a ausência de despesas gerais familiares ou com benefício de IVA.

Para os outros erros que encontrar, nomeadamente no âmbito da saúde, educação, lares e habitação, será mais fácil esperar pela entrega da declaração anual do IRS, rejeitar a importação automática dos dados do e-fatura e preencher manualmente esses campos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

IRS. Já é possível consultar valores das deduções à coleta

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião