Moscovo anuncia que evitou possibilidade imediata de incumprimento

  • Lusa
  • 17 Março 2022

Rússia diz que pagou primeira parcela de juros de obrigações, no valor de 117 milhões de dólares, e evitou o incumprimento. Fundos foram enviados para um “banco estrangeiro” em 14 de março.

A Rússia disse esta quinta-feira que pagou uma primeira parcela de juros de obrigações, evitando assim a possibilidade imediata de um incumprimento, numa altura em que os bens estrangeiros estão congelados devido às sanções ocidentais.

“A ordem para pagamento de juros sobre obrigações (…) com um valor total de 117,2 milhões de dólares (…) foi executada”, disse o Ministério das Finanças russo num comunicado.

O ministério afirmou que enviou os fundos para um “banco estrangeiro” em 14 de março.

Moscovo tinha até 16 de março para pagar estes 117 milhões de dólares, o primeiro de uma série de prazos previstos em março e abril.

Como retaliação da intervenção militar russa na Ucrânia, a parte das reservas russas detidas no estrangeiro, cerca de 300 mil milhões de dólares, foi congelada como parte das sanções ocidentais.

As sanções suscitaram receios de que Moscovo já não seja capaz de reembolsar o dinheiro, estando por isso ameaçada de incumprimento.

As sanções ocidentais paralisaram parte do sistema bancário e financeiro do país e causaram o colapso do rublo.

Um incumprimento de pagamento corta o acesso de um Estado aos mercados financeiros e compromete o seu regresso durante anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Moscovo anuncia que evitou possibilidade imediata de incumprimento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião