Recandidatura de Bastonário já tem candidatos para Conselho Superior e Fiscal

A atual direção de Menezes Leitão não faz um balanço positivo do mandato dos atuais titulares dos cargos - Paula Lourenço e o Jorge Bacelar Gouveia - e apresenta candidatos.

A lista de Luís Menezes Leitão, atual bastonário e também recandidato ao cargo, já tem nomes de candidatos a presidente do Conselho Superior e a presidente do Conselho Fiscal: Isabel Menéres Campos e Silva Cordeiro, respetivamente.

De acordo com fonte próxima da candidatura de Luís Menezes Leitão, a atual direção não faz um balanço positivo do mandato dos atuais titulares dos atuais cargos – Paula Lourenço e o Jorge Bacelar Gouveia – e “está confiante que o Conselho Superior e o Conselho Fiscal da Ordem terão um muito melhor desempenho com estes novos Presidentes”, diz a mesma fonte à Advocatus.

Jorge Bacelar Gouveia que já demonstrou a intenção de se candidatar a bastonário, apesar de ainda não ter uma candidatura formalizada. Tal como Paula Lourenço, que se recusa a falar com a Advocatus sobre o assunto, embora não desminta que seja candidata.

Isabel Menéres Campo é natural do Porto, tem 49 anos, é Professora na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa (Escola do Porto) e advogada desde 1997. Neste momento é Vice-Presidente do Conselho de Deontologia do Porto, da Ordem dos Advogados (mandato 2020-2022) e no mandato anterior foi Vogal do mesmo Conselho. Licenciou-se em 1995, na Universidade Católica, no Porto, concluiu o Mestrado em 2000 e o doutoramento em Ciências Jurídico-civilísticas, em 2010, pela Faculdade de Direito de Coimbra. Orientadora e Arguente em diversas provas académicas, oradora em conferências e seminários nacionais e internacionais. Autora de dezenas de publicações na área do direito civil, direito do consumo, direito bancário e insolvência.

Silva Cordeiro está inscrito na Ordem dos Advogados desde 1996, é licenciado em Ciências Jurídico-Económicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e exerce advocacia em Coimbra. Participou, em diversas qualidades, nos órgãos jurisdicionais da Federação Portuguesa de Canoagem, da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência e da Associação de Futebol de Coimbra No ano de 2017 fez parte do Grupo de trabalho – Acesso ao direito e aos tribunais, constituído pela Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem. Foi membro do Conselho Geral da Ordem dos Advogados, em 2017 e 2018 e membro do Mecanismo Nacional de Prevenção, em 2017. É presidente do Instituto do Acesso ao Direito da Ordem dos Advogados.

Fernanda Almeida Pinheiro, Luís Menezes Leitão e António Jaime Martins são os candidatos a bastonário já formalizados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Recandidatura de Bastonário já tem candidatos para Conselho Superior e Fiscal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião