Gás natural sobe mais de 3% para 121,29 euros por MWh

Esta quinta-feira, a cotação do gás natural na Europa está a subir mais de 3% para 121,29 euros por MWh. Nos últimos cinco dias, acumula ganhos superiores a 15%.

Depois de terem atingido um máximo histórico a 7 de março, os preços do mercado de gás natural têm vindo a aliviar. Contudo, na quarta-feira inverteram a tendência e esta quinta-feira, os futuros de referência do gás natural na Europa sobem mais de 3,6% para 121,29 euros por megawatt-hora (MWh). Este desempenho acontece numa altura em que Estados Unidos e a União Europeia (UE) estão perto de fechar um acordo que visa reduzir a dependência europeia da energia russa.

A intenção foi revelada pelo conselheiro de segurança nacional do Presidente norte-americano, Jake Sullivan, que adiantou que o acordo será anunciado na sexta-feira. O objetivo passa por garantir o fornecimento de gás natural dos EUA e hidrogénio para a Europa, de acordo com uma fonte ouvida pela Bloomberg.

“Podem esperar que os EUA procurem mais maneiras de aumentar o fornecimento de gás natural liquefeito (GNL), aumentar esse fornecimento para a Europa não apenas ao longo dos anos, mas também ao longo dos meses”, apontou ainda Jake Sullivan. Recorde-se que a Rússia é responsável por cerca de 25% das importações de petróleo russo para a Europa, bem como por cerca de 40% do fornecimento de gás europeu.

Os futuros de referência Dutch TTF Gas para entrega em abril ganharam um impulso adicional com o eclodir da guerra na Europa. Em reação a esta notícia, pelas 9h30 desta quinta-feira, a cotação do gás natural estava a subir 3,66% para 121,29 euros por MWh, tendo chegado a ultrapassar os 133 euros por MWh na quarta-feira. Este desempenho está, no entanto, ainda longe do recorde de 345 euros atingido a 7 de março. Nos últimos cinco dias, acumulam uma subida superior a 15%.

Na quarta-feira a Comissão Europeia havia sinalizado que as parcerias da União Europeia com países terceiros podem fazer baixar os preços energéticos, mostrando-se disponível para avaliar aquisições comuns europeias de gás antes do próximo inverno, como aconteceu com vacinas contra a Covid.

Esta quinta-feira a cotação de petróleo nos mercados internacionais está também a ser influenciada pelos desenvolvimentos que vão sair dos diversos encontros que acontecem esta quinta-feira na Europa, como a cimeira da NATO ou o Conselho Europeu. É expectável que destes encontros possam sair novas sanções à Rússia, no dia em que assinala um mês desde o início do conflito na Ucrânia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gás natural sobe mais de 3% para 121,29 euros por MWh

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião