IEFP: Patrões apenas serão pagos se estagiário aprovar
O IEFP prepara medidas de combate à fraude. O instituto quer que o pagamento das bolsas referentes aos estágios profissionais seja feito se o estagiário confirmar que o contrato está a ser cumprido.
O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) está a adotar medidas para combater situações de fraude. A entidade quer que o pagamento das bolsas referentes a estágios profissionais apenas seja feito às entidades empregadoras se o estagiário autorizar. Assim, as empresas apenas recebem o dinheiro se os estagiários considerarem que o contrato está a ser cumprido, evitando situações de fraude.
O Jornal de Notícias (acesso pago) avança que o IEFP está a adotar medidas para que o pagamento das bolsas feito aos empregadores no caso dos estágios profissionais apenas seja feito se os estagiários confirmarem que o contrato está a ser cumprido. Uma confirmação que é feita através de um questionário. A entidade quer, com isto, apertar as regras para evitar situações de fraude, diz o jornal.
Segundo fonte do IEFP citada pelo JN, a medida inclui um maior acompanhamento dos estagiários em todas as fases do processo. O que será feito por técnicos do IEFP, também responsáveis pelo relatório final da avaliação de estágio, sem que seja necessária a intervenção dos empregadores.
Na quarta-feira, a TSF avançou que o Ministério Público está a investigar denúncias de alegadas fraudes nos estágios profissionais, com alguns patrões a obrigarem os estagiários a devolverem parte do salário. A rádio diz que até ao final do ano passado foram contactados nove mil estagiários e que estão a ser analisadas oito denúncias.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
IEFP: Patrões apenas serão pagos se estagiário aprovar
{{ noCommentsLabel }}