Alemanha prepara-se para racionar gás natural face às exigências de Moscovo. Preços disparam 15%

Berlim ativou lei de emergência criada para enfrentar a crise energética, uma vez que a Europa se recusa a cumprir a exigência de Moscovo de pagar em rublos. Preços do gás disparam 15% na Europa.

Face à exigência de Moscovo para que a Europa pague o gás natural em rublos, o Governo alemão deu o primeiro passo formal para o racionamento de gás, de forma a prevenir uma eventual interrupção das entregas da Rússia. Os preços do gás natural na Europa chegam a disparar 15% em reação ao anúncio, segundo a Bloomberg.

Na manhã desta quarta-feira, o ministro da Economia, Robert Habeck, ativou a “fase de alerta precoce” de uma lei de emergência de gás, criada para enfrentar a crise de energia, noticia o Financial Times (acesso condicionado/conteúdo em inglês).

A decisão foi tomada depois de, na terça-feira, Moscovo ter dito que não “forneceria gás gratuitamente” ao bloco europeu, após os países do G7 terem rejeitado unanimemente a diretiva do Presidente russo, Vladimir Putin, que exigia pagamentos em rublos.

Segundo o também vice-chanceler alemão, a “fase de alerta precoce” foi ativada em antecipação à legislação russa, que entra em conflito com a denominação dos contratos de fornecimento a longo prazo em euros ou dólares. “Não aceitaremos uma violação [unilateral] de contratos“, reiterou Habeck, ressalvando que, por agora, os fornecimentos de gás a partir da Rússia estão a fluir normalmente.

Durante a “fase de alerta precoce” — a primeira das três fases da resposta de emergência da Alemanha –, uma equipa de crise do Ministério da Economia, do regulador e do setor privado alemão controlará as importações e o armazenamento.

Caso os fornecimentos de gás fiquem aquém das expectativas, e as tentativas menos severas de reduzir o consumo não funcionem, o Governo alemão cortará o acesso à rede de certas partes da indústria do país da rede e dará um tratamento preferencial às famílias.

A Alemanha, um dos maiores importadores de gás russo, está agora a importar mais GNL (gás natural liquefeito). Só nas últimas semanas, a quota de mercado da Rússia nas importações alemãs caiu de uma média de 55% para 40%.

Na sequência desta notícia, a Bloomberg noticia que os preços do gás natural na Alemanha incorporam um prémio de cerca de 14 euros por MWh face ao gás TTF negociado nos Países Baixos, que sobe pelo terceiro dia consecutivo, para 124,26 euros por MWh.

Também na sequência do anúncio de Habeck, o preço da eletricidade no mercado grossista atingiu um máximo de três semanas, subindo mais de 6% para os 185 euros por megawatt hora.

(Notícia atualizada às 11h21)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alemanha prepara-se para racionar gás natural face às exigências de Moscovo. Preços disparam 15%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião