Áustria ativa sistema de alerta para garantir fornecimento de gás

  • Lusa
  • 31 Março 2022

"O nível de alerta precoce garante uma reação rápida" para “garantir o aprovisionamento em gás das famílias e das empresas austríacas”, declarou o chanceler austríaco.

A Áustria ativou na quarta-feira, à semelhança da Alemanha, o primeiro nível do seu plano de urgência para garantir o aprovisionamento em gás face à ameaça da suspensão dos fornecimentos russos, anunciou o chanceler.

“O nível de alerta precoce garante uma reação rápida”, para “garantir o aprovisionamento em gás das famílias e das empresas austríacas”, declarou Karl Nehammer, em comunicado.

Antes, durante a manhã, o ministro da Economia da Alemanha, Robert Habeck, disse que acionou o nível de alerta sobre o acompanhamento às reservas de gás, numa altura em que a Rússia exige pagamentos em rublos.

Habeck explicou que se trata do primeiro de três níveis de alerta, implicando o estabelecimento de uma equipa de acompanhamento especial do Ministério da Economia e que tem como missão aumentar a monitorização ao fornecimento de gás.

De acordo com o ministro, a medida foi aplicada depois de Moscovo ter indicado que vai aprovar um projeto-lei para exigir o pagamento em rublos (divisa russa) apesar de os países do Grupo dos Sete (G7) terem rejeitado as exigências na passada segunda-feira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Áustria ativa sistema de alerta para garantir fornecimento de gás

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião