Novobanco conclui reestruturação. O que significa libertar-se das amarras de Bruxelas?
- Alberto Teixeira
- 14 Fevereiro 2023
Bruxelas está prestes a dar por concluído o processo de reestruturação do Novobanco. Mas o que isso significa em termos de injeções do Fundo de Resolução, bónus, salários, dividendos e aquisições?
Ver DescodificadorNovobanco conclui reestruturação. O que significa libertar-se das amarras de Bruxelas?
- Alberto Teixeira
- 14 Fevereiro 2023
-
Termina o acordo de capital contingente?
O acordo de capital contingente nasceu com a reestruturação do banco, em 2017, mas não morre com o fim deste processo.
Ao todo, o Novobanco recebeu 3,4 mil milhões de euros do Fundo de Resolução por via deste mecanismo. Mas sobram 395 milhões que ainda pode ser “gastos” até 2026, quando expira o acordo.
Embora não se antecipem novas injeções, tendo em conta os bons resultados que o banco perspetiva para os próximos anos, há diferendos entre o Novobanco e o Fundo de Resolução acima de 300 milhões e que ainda podem aumentar a fatura, como lembrou o ministro Fernando Medina esta segunda-feira.
Proxima Pergunta: O que acontece ao mecanismo de capital adicional?
-
O que acontece ao mecanismo de capital adicional?
Para lá do mecanismo de capital contingente de 3,89 mil milhões, havia outro mecanismo de capital adicional (capital back stop) no valor de 1,6 mil milhões de euros, que poderia ser acionado para garantir a viabilidade do banco.
Com o fim do processo de reestruturação, cai este mecanismo, que era um pesado risco financeiro que pairava sobre os contribuintes, detalhe este sublinhado pelo Banco de Portugal e Fundo de Resolução.
Proxima Pergunta: Terminaram as saídas de trabalhadores e o fecho de balcões?
-
Terminaram as saídas de trabalhadores e o fecho de balcões?
A reestruturação passou em grande parte pela redução do número de trabalhadores e de balcões. Sem esta amarra, o banco deixa de estar obrigado a cumprir metas para reduzir a sua dimensão.
Mas significa que terminaram as saídas e o fecho de balcões? Não. Aliás, com todo o setor à procura de medidas para ser mais eficiente, e perante a perspetiva de o acionista Lone Star vender a sua posição de 75%, é natural que o banco continue a olhar para esta dimensão, no sentido de obter melhores resultados.
Proxima Pergunta: O banco já pode pagar bónus aos administradores?
-
O banco já pode pagar bónus aos administradores?
Sim. Ainda que o banco tenha atribuído prémios diferidos aos administradores (tendo sido alvo de muitas críticas), a verdade é que nunca pagou qualquer bónus justamente por causa do processo de reestruturação.
Concluído este processo, o banco fica com via verde para pagar prémios à gestão — uma prática recorrente na banca e nas empresas. Por exemplo, no ano passado, atribuído prémios diferidos de 1,6 milhões de euros à administração na altura liderado por António Ramalho. Os bónus têm como base o desempenho individual e coletivo de cada membro.
No ano anterior, os bónus foram de 1,9 milhões. E em 2020 de cerca de dois milhões.
Proxima Pergunta: E em relação aos salários?
-
E em relação aos salários?
Além de libertar os bónus, também a remuneração dos gestores deixa de ter limitações. As regras impostas por Bruxelas entendiam que a remuneração anual total de um administrador não podia superar em 10 vezes o salário médio dos trabalhadores do banco.
De resto, António Ramalho e Byron Haynes (presidente do conselho geral e de supervisão) chegaram a ter um salário superior a esse limite. O que aconteceu foi que a, em casos em que o salário fosse ligeiramente superior do valor limite, se fizesse o deferimento dessa diferença.
Proxima Pergunta: Pode pagar dividendos?
-
Pode pagar dividendos?
O processo de reestruturação impôs um dividend ban ao Novobanco, ou seja, não podia distribuir dividendos aos acionistas até à conclusão do plano.
Na verdade, mesmo que pudesse, não conseguiria porque registou prejuízos atrás de prejuízos, não gerando sequer resultado para distribuir.
O ano de 2021 marcou uma inversão nesta trajetória, com o banco a ter um resultado positivo inédito de 184,5 milhões. Mas, por conta da reestruturação, também não pôde distribuir dividendos.
Esta proibição é levantada agora numa altura de boas perspetivas para os resultados do banco que, nos primeiros nove meses de 2022, lucrou 428,3 milhões, o melhor resultado da banca privada. E será um forte argumento para a Lone Star esgrimir quando quiser vender o banco.
Proxima Pergunta: Pode comprar outros bancos?
-
Pode comprar outros bancos?
O fim do processo de reestruturação também acaba com o acquisition ban. O Novobanco pode agora olhar para o mercado e avançar para a compra de algum banco. No passado, falou-se no interesse no EuroBic, cuja venda está a ser ultimada aos espanhóis do Abanca.