BPF entregou em Bruxelas proposta para construir data center com 100 mil processadores de IA em Sines. Saiba como Portugal pretende financiar este investimento de quatro mil milhões de euros.
Este artigo faz parte da 16.ª edição do ECO magazine. Pode comprar aqui.Quatro mil milhões de euros é o investimento inicial necessário para erguer uma Gigafábrica de inteligência artificial (IA) em Sines, isto se a candidatura portuguesa obtiver luz verde para acolher uma das gigafábricas de IA na Europa, parte da estratégia europeia para contrabalançar o peso que os EUA e a China estão a ganhar na IA. Convencida de que a corrida da IA não está perdida, a Comissão Europeia lançou um ambicioso plano para dotar a Europa de mais capacidade de computação, um dos ingredientes principais do treino e funcionamento dos mais avançados algoritmos. Parte desse pacote, passa pela criação de, pelo menos, cinco Gigafábricas de IA, cofinanciadas por fundos europeus e por consórcios privados. Entre
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.