A fragmentação do nosso mercado interno, com o peso de uma regulamentação rígida, impediu uma resposta ágil às mudanças globais e desencorajou o investimento em inovação.
O período de reflexão da Europa já vai longo e urge o tempo de atuar. Em 2008, as economias da Zona Euro estavam ao mesmo nível que a economia americana, algo que não acontece agora, com os dados a indicarem que a Zona Euro vale cerca de metade do PIB dos EUA.
Esta opinião integra a 11.ª edição do ECO magazine. Pode comprar aqui.Para garantir a sustentabilidade do nosso modelo social e económico, que neste momento está em risco, temos de aumentar a nossa competitividade global e a transição digital tem de ser o alicerce, uma vez que a inovação faz parte da génese europeia. Após o quadro desenhado pelos relatórios Draghi e Letta, foi possível identificar que o atual cenário político e regulatório europeu não está a promover a inovação, trava o investimento e não permite que o espaço
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.