A Cidade e os Carrospremium

  • Nuno Inácio
  • 22 Setembro 2022

A “carro-dependência” é um dos maiores problemas colocados às áreas urbanas a uma escala mundial. As pessoas têm menos espaço, perdem mais tempo, dinheiro, e os níveis de poluição sobem.

O carro é possivelmente o produto de consumo com maior sucesso na história. Um símbolo acessível de estatuto, que permite deslocações, a curtas e longas distâncias, de forma rápida e independente. As vendas destes veículos têm aumentado década após década; a BloombergNEF estima, no entanto, que esta tendência atinja o seu auge em 2036, ponto após o qual haverá cerca de 1.5 biliões de carros globalmente – 250 milhões destes apenas na Europa. A título de exemplo, em Portugal, entre 2015 e 2020, houve um aumento na ordem dos 800 mil veículos no país, sendo que os números do Eurostat apontam para que isso se traduza, aproximadamente, num carro por cada dois portugueses. Não surpreende, pois, que durante o último século as cidades tenham sido desenhadas para acomodar este meio de transporte,

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos
  • Nuno Inácio
  • Responsável de Ride-hailing da Bolt em Portugal

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.