A ilusão do regresso do Estadopremium

Se só há uma resposta para qualquer crise, e essa resposta é obrigatoriamente mais Estado, então o seu “regresso” significa a sua imposição à sociedade e apenas pode colocar em perigo a liberdade.

A pandemia do Covid-19 está a gerar uma ideia que, por tantas vezes repetida, corre o risco de parecer realidade. A ideia, que é falsa, é a de que a pandemia está a trazer de volta o Estado como guia para as nossas vidas. Mas neste assunto a pandemia não trouxe nada de novo, apenas mantém uma tendência que já se observa há mais de 100 anos. O Estado está a tomar conta das nossas vidas e cabe-nos a nós, os que prezam viver numa sociedade livre, evitar que isso aconteça. O Estado omnipresenteA ideia de que a pandemia está a trazer de regresso o Estado como guia para as nossas vidas é apenas um desejo de muitos dos que não gostam da liberdade. Mas nada de mais errado poderia haver do que esta ideia, pela simples razão de que o Estado nunca nos deixou. Mais grave do que isso, não só nunca

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.