Demografia: O desafio da sustentabilidade

O Movimento Acreditar arranca dia 16 de Janeiro em Coimbra com um ciclo ambicioso de eventos. Escolhemos o tema da Demografia e do Talento para lançar o primeiro evento.

Portugal enfrenta um desafio estrutural e crucial: reverter o inverno demográfico que nos fez perder em 10 anos cerca de 200.000 pessoas pela via da redução do saldo populacional natural (derivado da baixa taxa de natalidade) que não se conseguiu compensar pela via de um saldo migratório robusto através de políticas ativas de atração de migração qualificada.

O tema da demografia tem um impacto decisivo na sustentabilidade de uma sociedade uma vez que acaba por influenciar ou condicionar aspetos nevrálgicos dos seus sistemas sociais e económicos.

É por isso critico que o País se concentre em dar prioridade à geração, captação, atração e integração de talento. O quanto antes e com o foco máximo; nomeadamente através do desenho e da implementação de políticas públicas integradas para promover a atração de talento que passa, entre outras vertentes, por salários elevados, redes de creches robustas e serviços de obstetrícia eficazes.

No fundo, para conseguirmos regressar a taxas de natalidade saudáveis e para atrairmos mais talento estrangeiro precisamos de dar às pessoas esperança no futuro e perspetiva com ambição.

É por isso que escolhemos o tema da Demografia e do Talento para lançar o primeiro Evento do Movimento Acreditar anunciado pelo Presidente do PSD, Luís Montenegro, logo no Congresso Nacional em que tomou posse.

O Movimento Acreditar arranca assim este dia 16 de Janeiro em Coimbra com um ciclo ambicioso de eventos (entre um Roteiro de encontros mensais integrado no Sentir Portugal que tem levado Luís Montenegro a passar uma semana por mês em cada Distrito), a Encontros Temáticos para debater em profundidade temas fundamentais com todos as instituições, especialistas, agentes e operadores de determinado setor e, por fim, desembocando na Convenção Acreditar no próximo ano.

O Movimento Acreditar quer estar e ouvir cidadãos comuns bem como instituições como as universidades, as associações e confederações, os Sindicatos, as Empresas, o Terceiro Setor entre muitos outros movimentos e fóruns cívicos.

O Movimento Acreditar quer no fundo funcionar como um Termómetro para Sentir Portugal e uma Antena para Ouvir Portugal.

Por um futuro melhor como bem merecemos e precisamos!

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Demografia: O desafio da sustentabilidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião