ICC Portugal – Seminário sobre a Diretiva MUD

  • Maria João Nunes
  • 13 Janeiro 2023

Certo é, que mais tarde ou mais cedo, a Directiva MUD vai ser transposta para a ordem jurídica portuguesa e vai implicar uma grande transformação no direito da propriedade intelectual.

Com já um longo atraso em relação ao prazo imposto pela União Europeia, Portugal deu (finalmente) um passo em frente para a transposição da intitulada Diretiva MUD no final do ano passado, através da aprovação da Proposta de Lei 52/XV/1 pelo Governo. Com vista à celeridade deste processo, o Governo pediu uma autorização à Assembleia da República para legislar em matéria de direito de autor e direitos conexos no mercado único digital no prazo de 180 dias. Contudo, esta autorização ainda está pendente de votação pelo Parlamento, sob a iminência de a Comissão Europeia vir a apresentar queixa contra Portugal junto do Tribunal de Justiça da União Europeia pela demora da transposição.

Certo é, que mais tarde ou mais cedo, a Directiva MUD vai ser transposta para a ordem jurídica portuguesa e vai implicar uma grande transformação no direito da propriedade intelectual.

Neste sentido, a Câmara de Comércio Internacional (ICC) em Portugal, sempre diligente e visando permitir já precocemente o aprofundamento desta matéria aos interessados, vai organizar no próximo dia 18 de Janeiro de 2023, das 9h às 18h, um Seminário sobre a Diretiva MUD, cujo programa, com oradores e convidados de excelência, “vem, assim, propor aos participantes um roteiro por todos os temas que integram a “Diretiva MUD”, nas suas diversas vertentes, facultando uma análise detalhada das respetivas normas, e uma visão crítica com vista à sua transposição, no quadro do direito nacional.” (Mais informações e inscrições aqui)

Este seminário, com o cunho de qualidade da ICC e organizado por um quadro sublime de advogados especialistas em Propriedade Intelectual assim como em parceria com escritórios portugueses de renome da área da PI, vai oferecer a possibilidade de uma análise escrutinada deste marco de mudança do direito intelectual europeu que é a Diretiva MUD.

O programa do seminário prevê desde logo o debate de questões gerais e políticas associadas à transposição da diretiva, bem como uma análise concreta das mudanças que a mesma acarreta pela perspetiva dos vários sectores afetados. Do ponto de vista legal o programa deste seminário vem permitir ainda um estudo concreto de vários artigos da Diretiva MUD, nomeadamente dos artigos que encerram a chave das principais mudanças, possibilitando assim esta variedade de temáticas que os participantes adquiram um conhecimento extenso e rico sobre a Diretiva MUD no todo das suas vertentes, vicissitudes e aplicação prática.

Nota: O autor escreve ao abrigo do antigo acordo ortográfico.

  • Maria João Nunes
  • Advogada na Pereira da Cruz e Associados

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ICC Portugal – Seminário sobre a Diretiva MUD

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião