Liberdade e Liderança Femininapremium

  • Cristina Siza Vieira
  • 27 Abril 2025

No contexto do turismo e social, a crescente autonomia feminina traduz-se não só em benefícios económicos, como na criação de ambientes onde o respeito, a segurança e o reconhecimento se afirmam.

Esta opinião integra a 14.ª edição do ECO magazine. Pode comprar aqui.As conquistas que permitiram às mulheres ocupar espaços de liderança e autonomia lembram-nos um percurso longo e difícil. Muito difícil. E nele devem ser recordados alguns marcos históricos, como em Portugal o 25 de Abril que, a par da revolucionária transformação da realidade portuguesa, libertou também as mulheres de muitas das restrições que as limitavam, por exemplo, na liberdade de viajar ou, pior, na gestão dos próprios recursos. Contudo, a conquista desses direitos para todas as mulheres em Portugal ocorreu há apenas 50 anos, e porque a realidade revela que as conquistas convivem com lacunas significativas, demonstra também o quão imprescindível é continuar a lutar contra os gapsde género que persistem, em

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos
  • Cristina Siza Vieira
  • Vice-presidente executiva da AHP

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.