Não há produtos de investimento sem risco

Apesar dos depósitos e dos Certificados de Aforro serem vistos como produtos sem risco, isso não é verdade. Continuar a acreditar nesta falácia é colocar em causa a saúde das suas finanças pessoais.

O mercado está cheio de falácias. Mas como reza a sabedoria popular, “uma mentira repetida várias vezes, acaba por se tornar verdade.

São várias as ofertas de produtos no mercado e análises aos mesmos que apontam para a ausência de risco do seu investimento. Isso é recorrentemente utilizado quando se fala de depósitos a prazo e de Certificados de Aforro. Mas isso não é verdade.

A partir do momento que coloca o seu dinheiro na mão de um estranho (um gestor, um banco ou até mesmo o Estado), está a incorrer num risco. Pode ser grande, pequeno, médio ou ínfimo, mas tem um risco.

Desde logo o risco de incumprimento desse responsável que, em última instância, pode mesmo levar à perda do capital. E sim, isso também se aplica no caso do Estado. Mas há outro risco que nunca é contabilizado na carteira dos investidores e que corrói gradualmente o capital: chama-se inflação.

Nas palavras sábias de Warren Buffett, o verdadeiro risco que um investidor tem de enfrentar é se os rendimentos que ganha de um qualquer investimento, após descontar impostos e comissões, permitem-lhe, pelo menos, alcançar o mesmo poder de compra que tinha na altura do investimento, acrescido de uma modesta taxa de juro.

Com uma taxa de inflação média de 7,4% em março, depois de em 2022 ter-se vivenciado uma taxa de inflação média de 7,8%, é muito difícil encontrar investimentos que durante este período tenham possibilitado aos portugueses ganhar dinheiro. Mas essa é uma preocupação apenas dos investidores de curto prazo.

Aqueles que investem no longo prazo sabem que as oscilações de curto prazo do mercado e da economia pouco interferem na sua carteira. O que é verdadeiramente importante é manter uma estratégia disciplinada e orientada para o longo prazo para potenciar ao máximo as poupanças.

O risco é uma probabilidade de perda permanente de capital. No mercado acionista, esse risco é tanto maior quanto menor for o prazo do investimento. Mas nos tradicionais produtos “sem risco”, o risco de perda permanente de capital é tanto maior quanto mais longo for o tempo que deixar o seu dinheiro estancado a servir de alimento à inflação.

Significa que “o risco advém de não se saber o que se está a fazer”, como sabiamente defende o Oráculo de Omaha.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Não há produtos de investimento sem risco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião