O poder da liderança que cuida de todos

  • Samuel Carapinha
  • 2 Julho 2024

Investir na liderança nurturer com as nossas pessoas não é apenas uma questão de responsabilidade social, mas também uma estratégia inteligente para o sucesso e crescimento do negócio.

O tema da liderança e os seus respetivos estilos é um dos mais debatidos no mundo empresarial. Os mesmos têm evoluído ao longo do tempo, desde a definição mais clássica entre o estilo autoritário, participativo ou delegativo até aos modelos mais atuais que incluem estilos como o visionário, o afetivo ou o líder coach (entre outros).

Na empresa em que trabalho, temos investido em desenvolver o nosso próprio modelo de traços de personalidade e estilos de liderança, que funciona com a existência e equilíbrio de quatro personas: Kommander, Wildfire, Analytical e Nurturer. O objetivo é mapear o nosso talento, futuros recrutamentos e assim poder potenciar as mais-valias de cada elemento, apoiá-lo no seu crescimento, atrair as competências que precisamos e que identificamos em cada persona.

Explico rapidamente em que consiste cada persona. O Kommander representa o líder nato, é estratega, focado em alcançar cada objetivo a que se propõe; o Wildfire corresponde ao profissional cuja motivação depende da novidade, está sempre em busca de novos desafios; o Analytical é o profissional que busca o perfeccionismo e que tenta ao máximo suportar as suas decisões em dados; por fim, o Nurturer é aquele que se preocupa em cuidar e desenvolver as suas pessoas.

É precisamente com este último que me identifico. Este tipo de líder reconhece que nos ambientes de trabalho modernos, com toda a sua diversidade, desafios, complexidade e stress, priorizar o bem-estar e o desenvolvimento dos colaboradores tem um impacto extremamente positivo na felicidade das pessoas e no seu compromisso com a organização, e consequentemente, no seu desempenho.

O líder Nurturer tem enraizado em si que o único caminho para cuidar do negócio e naturalmente cuidar da empresa, passa por nutrir as suas pessoas, as relações interpessoais e estar muito atento ao que rodeia a pessoa, nomeadamente a sua vida pessoal. As pessoas não têm lado A e B, são um todo, e o seu bem-estar passa pelo seu equilíbrio global. Só isso trará uma maior conexão entre o seu propósito e o da organização, e isso resulta em melhor desempenho.

Esta forma de liderar não passa apenas por oferecer um ambiente de trabalho saudável e seguro, fornecer equipamentos adequados, garantir a segurança física dos colaboradores e promover a saúde e o bem-estar no local de trabalho. Essas são as dimensões mínimas que precisam já existir na empresa.

Uma liderança nurturer conecta-se a cada uma das pessoas, compreendendo a sua individualidade, os seus desafios e os seus objetivos, para que essa conexão se estabeleça entre todos. O seu objetivo maior é que cada um compreenda o outro, e ao fazê-lo, o seu compromisso consigo, com o outro e, naturalmente, com a empresa, aumente. Ou seja, desenvolver o lado nurturer que todos temos (com maior ou menor intensidade de acordo com as nossas 4 personas) e, com isso, nutrir e cuidar do ecossistema que é a organização.

Mas como se faz isto? Envolvendo as pessoas antes de tomar uma ação, convidando-as a partilhar a sua visão no processo de construção, tendo o cuidado de integrar os seus inputs, comunicando de forma empática, focada no impacto que essa comunicação terá e nos sentimentos que pretendemos despoletar nas pessoas, como sentirem-se seguras, felizes, nutridas.

Se tivermos imbuídos nesta missão, a nossa comunicação, a forma como ouvimos, reconhecemos e valorizamos o trabalho dos nossos colegas, a forma como promovemos e recompensamos, irá estar alinhada com uma liderança nurturer, essencial para que todos se sintam valorizados e motivados a continuar a sua missão no trabalho. O que levará a que todo o ecossistema de pessoas produza mais e esteja mais alinhado com os objetivos da mesma.

Investir na liderança nurturer com as nossas pessoas não é apenas uma questão de responsabilidade social, mas também uma estratégia inteligente para o sucesso e crescimento do negócio.

  • Samuel Carapinha
  • Chief Financial Officer na KWAN

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

O poder da liderança que cuida de todos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião