Será culpa do Brexit?premium

Em vez de terem criado as condições para o Brexit poder vir a ser um sucesso, os Tories torpedearam-no. Em vez de engrandecido, o Reino Unido é hoje um país menorizado, política e economicamente.

No final da semana passada, um jornal tabloide britânico publicou uma imagem de uma alface acompanhada da pergunta se o vegetal duraria mais do que a primeira-ministra britânica no cargo. A disputa não era justa: depois de ter destroçado a confiança dos investidores na política orçamental e ter sido forçada a reverter grande parte do pacote fiscal que a levou ao poder, Liz Truss tinha os dias contados no “Governo de Sua Majestade”. O mais confrangedor é mesmo ver um país como o Reino Unido, que durante tanto tempo foi um referencial de estabilidade económica e política, solidez institucional e segurança financeira, tornar-se o oposto nos últimos anos. A questão é legítima: poderá o Brexit ajudar a explicar este declínio? Os britânicos aprovaram a saída da União Europeia no referendo de

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.