Uma aventura na Austráliapremium

É desagradável escrever sobre um acontecimento em que todos os protagonistas estão errados. Mas é também inevitável, dado o que se está a passar no ecosistema de informação e na regulação do digital.

Apesar do título, esta crónica não é sobre um daqueles filmes em que o mundo está ameaçado por um vilão e em que todos são resgatados no limite. Em vez disso, esta é a história de uma catástrofe em que todos saem mal. E em que quem verdadeiramente perde são os cidadãos. Face à crise que tem arrasado o jornalismo e ao poder imenso das plataformas digitais na utilização e propagação de informação, a Austrália decidiu seguir várias iniciativas legislativas um pouco por todo o mundo e introduzir alguma justiça. O governo de Camberra quis melhorar o sistema com uma leique diz que os gigantes digitais têm de estabelecer acordos com os criadores de notícias ou ficar impedidos de as utilizar. Acabou a agravar as desigualdades no que toca aos produtores de informação e a prestar um péssimo

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.