Valsa de Abrilpremium

Na retórica política pergunta-se muitas vezes se o regime cumpriu Portugal. Não, o regime não cumpriu Portugal. Falta o processo de “descolonização política” do 25 de Abril.

Nos 49 anos do 25 de Abril o país entrega-se ao ritual. O ritual não podia ser mais teatral com o PS no Governo em maioria absoluta. E o ritual não podia ser ainda mais extraordinário quando coincide com os 50 anos do PS. Nesta confluência de celebrações está o centro do regime democrático – o coração da democracia portuguesa está na pulsação política do PS. Verdade ou mentira, este é o modo político que legitima a acção do PS como fundador da democracia. Fundador da democracia e dono do regime democrático. Esta leitura política do regime está inscrita na história do PS e está inscrita no imaginário político português. Toda a incompetência, toda a arrogância, toda a impunidade do Governo repousa nesta superioridade moral que o regime democrático não soube nem sabe ultrapassar. Para o PS o

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.