CaixaBank obtém 1,3 mil milhões de euros com venda de ações

Capital angariado servirá para financiar a OPA ao BPI. Ações do banco catalão perdem 3,75%.

O CaixaBank angariou 1,3 mil milhões de euros com a venda do equivalente a 9,9% do seu capital, numa operação que visa financiar a Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre o BPI.

Em comunicado enviado à CNMV, o regulador espanhol dos mercados, esta quinta-feira ao final do dia, a instituição financeira catalã informou a venda de um total de 585 milhões de ações próprias a investidores qualificados, através de uma colocação acelerada. As ações foram alienadas a um preço unitário de 2,26 euros, o que permitiu ao CaixaBank angariar um total de 1,322 milhões de euros. A venda da participação foi feita a um desconto por título de 3,67% em relação ao preço de fecho (que tinha sido de 2,422 euros). Os 585 milhões de euros incluem cerca de 380 milhões de euros provenientes da venda de ações colocadas junto de dois investidores institucionais, especifica o banco.

Com o produto da alienação, a instituição espera financiar a compra do banco liderado por Fernando Ulrich, os 55% do capital que ainda não detém e cuja aquisição está avaliada em 900 milhões de euros.

O aumento de capital está em linha com as expectativas“, afirmou Carlos Cobo, analista do Haitong Bank, numa nota enviada a clientes. “Uma vez que o aumento de capital esteja clarificado, os investidores irão focar-se provavelmente em sondar o modelo de negócio do CaixaBank e na comparação das suas contas com as dos pares domésticos espanhóis”, acrescentou o analista da instituição que atribui às ações do banco catalão uma recomendação de “comprar”.

O CaixaBank disponibilizou-se a pagar cerca de 900 milhões de euros para adquirir a parcela de 55% do capital do BPI que ainda não detém. O banco espanhol oferece 1,134 euros por ação, valor que foi revisto após a desblindagem de estatutos do banco português que decorreu esta quarta-feira.

As ações do CaixaBank caem 3,75% para 2,26 euros enquanto as do BPI seguem inalteradas nos 1,13 euros, abaixo do preço proposto pelo banco catalão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CaixaBank obtém 1,3 mil milhões de euros com venda de ações

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião