BCP sobe 3% com negociações com Fosun, Haitong mantém-se neutra

Ações do BCP avançam para o valor mais elevado da última semana, após banco confirmar progressos nas negociações com Fosun. Entretanto, a Haitong mantém recomendação neutra para os títulos.

Os títulos do BCP valorizavam 3,33% até 0,0155 euros, negociando ao nível mais elevado da última semana, depois do banco ter anunciado ao mercado “progressos substanciais” nas negociações exclusivas que mantém com os chineses da Fosun e de ter revelado pormenores acerca do reverse stock split que juntará 75 ações num só título.

Sendo uma das ações mais transacionadas em Lisboa, em pouco mais de uma hora de negociação já foram trocados mais de 47 milhões de papéis do banco liderado por Nuno Amado, comparando com a média diária de 332 milhões de títulos dos últimos 12 meses. Por esta altura, o PSI-20, o principal índice português, avança quase 1% até 4.461,87 pontos.

“O BCP informa que, em reunião de ontem, o seu conselho de administração apreciou favoravelmente o desenvolvimento, com substanciais progressos, das negociações com a Fosun”, refere um dos dois comunicados que o banco enviou na manhã desta quarta-feira ao regulador. Um comunicado que está a puxar pelas ações que recentemente tocaram em mínimo histórico.

A Haitong lembra que a proposta da Fosun, que numa primeira fase deverá ficar com cerca de 16% do capital do BCP, podendo essa posição aumentar até 20%-30%, está sujeita a várias condições, sobretudo a confirmação das autoridades portuguesas de que não haverá uma contribuição especial para o fundo de resolução nem o reconhecimento de futuras contribuições, a aprovação da concorrência e autoridades regulatórias.

Fusão de ações é neutral

O BCP estabeleceu, num outro comunicado ao mercado, o valor da contrapartida a pagar aos acionistas pelas ações que não permitam a atribuição de um número inteiro de ação: 0,0257 euros por ação. Isto num agrupamento de ações que ocorrerá a 24 de outubro.

Para os analistas do Haitong, o reverse stock split não muda a avaliação que fazem do banco, que mantém o preço-alvo de 0,02 euros e a recomendação neutra para os títulos do BCP. A opinião do banco de investimento é de que este processo é neutral para o BCP.

“O reverse stock split é apenas um ajustamento técnico do número de ações de uma determinada companhia. Não tem qualquer impacto na nossa avaliação de toda a companhia. Baseado no preço de fecho de ontem, o preço da ação após o reverse stock split será 1,125 euros por ação, valor que compara com a nossa avaliação justa proforma de 1,5 euros por ação”, afirma o Haitong numa nota de análise a que o ECO teve acesso.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP sobe 3% com negociações com Fosun, Haitong mantém-se neutra

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião