Navigator bate estimativa com lucro de 134 milhões

Venda de papel voltou a atingir valores recorde nos primeiros nove meses do ano. Lucro da Navigator desceu mas ficou acima do esperado.

A Navigator Company, o antigo grupo Portucel-Soporcel, apresentou um lucro de 134,3 milhões de euros relativos ao exercício dos primeiros nove meses do ano. O resultado líquido representa uma quebra de 5,4% face ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, bateu a estimativa do CaixaBI que apontava para um lucro de 128,1 milhões de euros no mesmo período.

2016out21_resultados-das-empresas-20

A penalizar as contas do grupo de produção de pasta de papel esteve a queda de mais de 4% as vendas totais, dos 1.204 milhões de euros para os 1.155 mil milhões de euros, um desempenho que “resulta essencialmente da redução do valor de vendas na área de energia, após a revisão da tarifa de venda à rede na central de cogeração a gás natural da Figueira da Foz”, refere a empresa liderada por Diogo da Silveira no comunicado enviado na manhã desta quinta-feira ao mercado.

De resto, quanto às vendas de papel, o principal negócio da Navigator, a companhia registou um volume de faturação recorde nos 890 milhões de euros entre janeiro e junho, representando cerca de 77% das vendas totais. “Os volumes de vendas de pasta e papel tissue destacam-se também pela positiva”, diz a empresa.

Outro fator de pressão esteve relacionado com o agravamento no custo de aquisição de madeira, perante o aumento do recurso da madeira importada, que foi “necessária para para suprir as lacunas do mercado nacional, tendo a atividade florestal sido também afetada pelos incêndios ocorridos este verão”.

"A importação de madeira ibérica e extra-ibérica continua a ser necessária para suprir as lacunas do mercado nacional, tendo a atividade florestal sido também afetada pelos incêndios ocorridos este verão.”

Navigator Company

CMVM

Em relação à sua posição de endividamento, a dívida líquida do grupo disparou mais de 135% nos três trimestres deste ano, dos 587,1 milhões de euros até aos 723,4 milhões, uma evolução “em linha com o esperado”, assume a Navigator.

As ações da Navigator valorizavam 0,3% na sessão desta quinta-feira. No acumulado do ano perdem cerca de 23%.

Navigator desvaloriza mais de 20% em 2016

Fonte: Bloomberg (Valores em euros)
Fonte: Bloomberg (Valores em euros)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Navigator bate estimativa com lucro de 134 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião