5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

  • Rita Atalaia
  • 31 Outubro 2016

Desde a apresentação de resultados, aos dados sobre o PIB e inflação da Zona Euro, há muito em jogo para os investidores. Os mercados também vão analisar a reação do petróleo à reunião da OPEP.

Os CTT são os próximos a apresentar os resultados em Lisboa, numa sessão em que as atenções continuarão centradas no desempenho em bolsa do BCP. Mas não só. Os investidores vão ainda analisar os dados sobre a inflação e o crescimento da Zona Euro. O mercado procura pistas para perceber se o trabalho do Banco Central Europeu está a ser bem-sucedido. A reação dos preços do petróleo também deve marcar o dia. Isto depois de a Organização dos Países Exportadores de Petróleo não ter conseguido novamente definir as bases de um acordo para cortar a produção da matéria-prima.

A maré vermelha do BCP. Parte 2?

O BCP foi apanhado por uma maré vermelha. Desde que decidiu avançar com a fusão das ações, o banco afundou não sabe o que é valorizar em bolsa. A operação visava travar a volatilidade do BCP em bolsa, mas não está a conseguir fazê-lo. As quedas consecutivas ditaram uma desvalorização de 6,75% do BCP no espaço de uma semana e uma descida da capitalização de mercado abaixo dos mil milhões. Os investidores vão estar atentos para perceber se esta tendência se manterá.

Será que os CTT vão recuperar a aura?

A época de resultados no mercado nacional continua com os CTT. Os resultados da empresa de serviços postais têm ficado aquém do esperado. E os investidores vão estar atentos para perceber se a companhia portuguesa consegue recuperar a aura. Os analistas do Haitong estão otimistas e contam com um regresso ao crescimento dos resultados operacionais.

Boas notícias para Draghi

Os preços na Zona Euro continuam a ser uma dor de cabeça para Mario Draghi. O presidente do Banco Central Europeu tem feito tudo ao seu alcance para acelerar a inflação, mas não está fácil. No entanto, pode receber boas notícias. Analistas consultados pela Bloomberg dizem que os preços podem ter aumentado ligeiramente (0,5%) em outubro, em relação aos 0,4% registados em setembro. Será que é suficiente para convencer Draghi que a Zona Euro está no bom caminho? O produto interno bruto da região também poderá dar algumas pistas.

Mais um teste à economia dos EUA

Os rendimentos das famílias norte-americanas devem registar o aumento mais acentuado em três meses, em setembro. A previsão é de analistas consultados pela Bloomberg. Este aumento deve animar as perspetivas para a economia dos EUA. E estas projeções são cruciais para determinar os próximos passos da Reserva Federal dos EUA. Os investidores estarão atentos neste período antes das eleições presidenciais.

Tic, tac… OPEP está a ficar sem tempo

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) esteve reunida este fim de semana. Neste encontro, em Viena, na Áustria, deveriam ter ser definidas as bases para o corte na produção da matéria-prima. Mas isso ainda não foi possível e o petróleo deve reagir com uma descida. Os produtores de petróleo têm de apresentar os detalhes do acordo alcançado até à reunião de novembro. Mas há cada vez mais dúvidas no mercado de que isso vai acontecer. O petróleo tem mostrado isso mesmo, mantendo-se abaixo dos 50 dólares por barril.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião